“Umbrella”

“Umbrella”

Curta de animação brasileiro vai concorrer ao Oscar e fica disponível no YouTube

Chico Izidro

Guarda-chuva amarelo reacende memórias no pequeno Joseph

publicidade

A partir desta quinta-feira, dia 7 de janeiro, fica disponível no Youtube “Umbrella”, com direção de Helena Hilario e Mario Pece. Ele é o primeiro curta nacional de animação a entrar na corrida pelo Oscar®. Criado pelo estúdio criativo independente Stratostorm, o filme traz em sua narrativa a mensagem de empatia com a história e memórias afetivas de Joseph, um menino que vive em um orfanato. A produção fica disponível na plataforma até dia 21 de janeiro, gratuitamente.  

A trama é sensível e emocionante, e mostra o pequeno Joseph, que em um orfanato vê uma menina e sua mãe chegarem para entregar presentes às crianças órfãs. E elas têm um guarda-chuva amarelo, que lhe acende memórias de quando mais pequeno ao lado de seu pai, um imigrante, que desesperado, teve de deixá-lo na instituição. E a história segue até a velhice do garoto. Toda a trama ocorre sem diálogos.  

“Criamos um curta metragem sem diálogos pois queríamos que a mensagem fosse universal, e que as emoções e reflexões ecoassem pela própria narrativa, pela animação e música”, lembra Helena. “Após a qualificação de Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do Youtube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente”, complementa. 

Inspirado em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, o filme já tinha feito história no audiovisual do país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar na Academia, entre eles o Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, e outros. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida e carreira em 2019.

“Escrevemos um roteiro com um storytelling voltado para um curta-metragem. Nosso sonho e objetivo era fazer um curta de animação e representar um momento triste em forma de arte. Nos inspiramos em um evento real para criar uma história bonita e delicada. E assim entendemos que não podemos julgar as pessoas sem saber o que tem por trás daquela vivência. Todo mundo passa por situações que nem imaginamos, por isso devemos ser gentis uns com os outros”, comenta Helena. “Por isso pensamos em trazer a empatia e a esperança para essa narrativa. Algo que precisamos cada vez mais e mais”, completa.

O curta estará disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895