Vida breve

Vida breve

publicidade

a elisÉ impossível conseguir mostrar a vida de uma pessoa em cerca de duas horas. Mesmo que esta pessoa tenha vivido apenas 36 anos, no caso aqui "Elis", direção de Hugo Prata. A cantora porto-alegrense mereceria uma série, de tantos eventos que protagonizou em sua carreira, iniciada aos 13 anos.


Só que o roteiro priorizou alguns eventos, deixou de fora personagens importantes, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, entre outros. A trama já começa em abril de 1964, no dia do golpe militar e no momento que Elis, interpretada com maestria por Andréa Horta chegava ao Rio de Janeiro junto com o pai, Romeu (Zécarlos Machado) - na realidade toda a família dela se mudou para a cidade, onde ela começou a se destacar para o resto do país.


O filme mostra os momentos em que Elis começou a trabalhar em uma boate no Beco das Garrafas, onde teve como empresários Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), que seria depois seu marido, Luis Carlos Miéle (Lúcio Mauro Filho) e o coreógrafo norte-americano Lennie Dale (Júlio Andrade), um de seus grandes amigos. Passa ainda pela consagração na TV Record, com o programa O Fino da Bossa, que apresentava ao lado de Jair Rodrigues. E as complicações que teve com a ditadura militar após ter criticado os militares, os chamando de gorilas durante excursão à Europa - os milicos vieram com tudo para cima de Elis, que teve de se render ao medo, e que renderia críticas de ativistas de esquerda, como Henfil.


"Elis" mostra principalmente seus relacionamentos com Ronaldo Bôscoli e Cesar Camargo Mariano (Caio Ciocler), os pais de seus três filhos. E evidente que termina com sua morte, numa overdose de álcool e cocaína, em 19 de janeiro de 1982.


Andréa Horta não canta como Elis, mas fez uma preparação vocal para pegar os trejeitos da cantora, que tem sua voz utilizada nas músicas do longa. Outro acerto é na excelente reconstituição de época, os anos 1960 e 1970 devidamente registrados em roupas, cortes de cabelo, móveis, carros. Pena o pouco tempo para tanta coisa a contar.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895