Combate no interior do estado marca esse capítulo da revolução

Combate no interior do estado marca esse capítulo da revolução

Correio do Povo do dia 20 de abril de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Zeca Netto e seu Estado-Maior, na Estância da Chácara, em Camaquã

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Encruzilhada, 19 - As forças de Zeca Netto desde ante-hontem procuravam forçar a passagem naquelle passo. Não o conseguindo, hontem, passaram quatro léguas abaixo, por uma picada falsa, ignorada pelas forças do governo. Após a passagem em numero elevado procuraram cercar as forças do tenente-coronel Lucas Martins, que eram inferiores em numero. Este pediu reforço ao tenente-coronel Francilisio Meirelles, travando-se forte combate. Em seguida chegou o coronel Juvencio de Lemos, que vinha em perseguição dos revolucionarios, e atravessou o passo do Mendonça reunindo-se ás outras forças. O combate durou quatro horas, havendo, por parte dos revoltosos, vinte mortos, entre os quaes um tenente-coronel e um alferes, havendo muitos feridos. As forças do governo perderam um alferes e dois soldados. 

DIVERSAS 

Melhoramentos no cemiterio da Santa Casa - Hontem noticiámos varios melhoramentos que estão sendo feitos no cemiterio da Santa Casa, desta capital. Agora, além dos já divulgados, está se tratando tambem de calçar a antiga subida dos carros que demandam aquella necropole. Além disso, foi aberta uma outra rua, emfrente ao portão do cemiterio, que servirá para a descida dos carros, quando regressarem dali. Essa providencia foi tomada para evitar encontros de carros, quando chegarem um ou mais enterros. Cogita-se, ainda, de arborisar a rua que, partindo da Azenha, vae até o cemitério, quer de um lado, quer de outro, afim de, assim, não estarem muito expostas ao sól as pessoas que demandarem ali. O cuidadoso estado de asseio e ordem em que, actualmente, se encontra o cemiterio, bem como os melhoramentos ali introduzidos, se devem á solicitude diaria do sr. Guilherme Alves, mordomo e irmão benemerito da Santa Casa de Misericordia, e que para tanto esta autorisada pela provedoria desse estabelecimento, que lhe delegou poderes para isso. 

Desastre de automovel - Cerca das 21 horas de ante-hontem, na rua Sete de Setembro, proximo a rua Uruguay o automovel Ford n. 519, guiado pelo chauffeur Alcides Silva apanhou a exma. senhora Maria Thesia, com 58 annos, quando ia tomar um bonde. 

TELEGRAMMAS

Allemanha
Conflicto entre operarios sem trabalho e a policia 
Berlim, 18 -
Por ocasião de uma manifestação organisada pelos operarios sem trabalho, em Muelheim, deram-se conflictos, dos quaes resultou ficar um operario morto, havendo sete feridos. 

A divida fluctuante allemã 

 

Berlim, 18 - A divida fluctuante, em 10 do corrente, elevava-se a 7.200 billiões de marcos, segundo informa o jornal “Deutsche Allgemeine”. O Reichsbank argumentou recentemente o deposito de ouro, que tinha o no Banco da Inglaterra, para duzentos milhões de marcos. O total dos emprestimos em ouro, actualmente nos Bancos extrangeiros, é de trezentos milhões de marcos. 

Berlim, 19 - O ex-prefeito de Dusseldorf queixou-se da falta de patriotismo da população em não dar abrigo aos refugiados do Ruhr.

O estado de saude de Lenine 

Moscou, 18 - Na reunião do congresso communista, o sr. Kameneff declarou que Lenine, chefe do governo dos soviets, esta fóra de perigo e brevemente voltará a actividade politica. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de abril na história

1745 - Nasce Philippe Pinel, que revolucionou o tratamento psiquiátrico.
1889 - Nasce Adolf Hitler, líder do nazismo na Alemanha.
1923 - Entra no ar a Rádio Sociedade do RJ, de Roquette Pinto, a primeira do país. 
1969 - Morre o músico Ataulfo Alves. 
1971 - É lançada no Brasil a cerveja em lata. 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895