5 lugares para visitar em Venâncio Aires, a capital do chimarrão

5 lugares para visitar em Venâncio Aires, a capital do chimarrão

Cidade conta com atrações turísticas diversas que apresentam a cultura local

Camila Souza

publicidade

Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires oferece um roteiro turístico diversificado para quem visita a cidade e quer conhecer a cultura local, apreciar belas paisagens e uma boa gastronomia. No Dia do Chimarrão, comemorado nesta segunda-feira, o Correio Feminino traz algumas sugestões de locais com atrativos temáticos para colocar na agenda. Entre as dicas estão a Escola de Chimarrão, o Museu de Venâncio Aires e a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Confira:

Parque do Chimarrão

Localizado a poucos metros do pórtico de entrada da cidade, o Parque do Chimarrão é um espaço público que oferece infraestrutura para esporte e lazer, além de contar com mais de 100 churrasqueiras, área verde e água quente. Lá, os visitantes encontram casas temáticas, pista de kart, de motocross, de bicicross e de rodeio crioulo, ginásio poliesportivo, playground, academia ao ar livre e amplo estacionamento. O local sedia eventos como a Festa Nacional do Chimarrão, o Festival de Balonismo, o Festival do Churrasco e Chimarrão e a AgroFeira.

Endereço: Ac. Imperatriz Dona Leopoldina - Leopoldina

Escola do Chimarrão

A Escola do Chimarrão é parada obrigatória para os apaixonados pela tradicional bebida dos gaúchos. O espaço é comandado por Rejane Rüdiger Pastore há 25 anos, oferecendo oficinas com ensino de 36 modelos de chimarrão e contando a história da erva-mate. A escola recebe entre 60 a 80 turistas por mês, incluindo visitantes  de vários lugares do mundo, como Alemanha e África do Sul. E quem passa pelo local também pode aproveitar a degustação de bolo, chá e licor, feitos à base de erva-mate, em um ambiente rústico e acolhedor. As visitas ocorrem por meio de agendamento pelo número (51) 99708-9574.

Endereço: Rua Jacob Becker, 881 - Centro

Escola é coordenada por Rejane Rüdiger Pastore | Foto: Ricardo Giusti

Museu de Venâncio Aires

E para conhecer a história e a cultura do município, a dica é o Museu de Venâncio Aires. Fundado em de outubro de 1994, o local conta com peças antigas doadas pela comunidade e tem seu acervo dividido em diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos e biblioteca. Em 1997, o museu passou a ocupar o histórico Edifício Storck, construído em 1929. A cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala. Nelas, são realçados os vestidos de noiva pretos, bicicletas de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas e arqueologia. A visitação ao Museu é gratuita, e as visitas guiadas necessitam de agendamento pelo número (51) 3741-5713.

Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 1021 - Centro

Igreja Matriz São Sebastião Mártir

No Centro de Venâncio Aires fica um dos principais pontos turísticos da cidade: a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, a segunda maior em estilo neogótico da América Latina. Projetada pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, sua construção começou em 1929 e passou por uma série de reformas e melhorias ao longo dos anos. No entorno da igreja estão atrativos temáticos do chimarrão, além do Chimarródromo. 

Endereço: Tv. São Sebastião Mártir - Centro

Parada do Erval

Já no interior de Venâncio Aires, a dica para colocar no roteiro é a Parada do Erval. Nas localidades de Linha Travessa e Vila Palanque, os turistas podem encontrar robustos ervais, já que o solo dessas regiões é fértil e apropriado para o cultivo da erva-mate. Ao longo da visitação guiada às plantações, o público tem a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a planta e o processo de poda, além de todo o caminho da matéria-prima até as ervateiras da cidade e região. As visitas ocorrem por meio de agendamento pelo número (51) 99996-0350.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895