Casa de Cultura Mario Quintana terá roda de samba mensal com entrada gratuita

Casa de Cultura Mario Quintana terá roda de samba mensal com entrada gratuita

Banda Thiago Ribeiro & Amigos e a cantora Glau Barros são atrações da primeira edição

Camila Souza

publicidade

Os porto-alegrenses terão um novo evento musical para colocar na agenda. O Samba do Quintana terá sua primeira edição no dia 4 de junho, às 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. Criado pela jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, o projeto acontecerá no primeiro domingo de cada mês, contando com uma roda de samba comandada por uma banda residente e participações especiais.

Para esta primeira edição, o público poderá conferir as performances de Thiago Ribeiro & Amigos e da cantora Glau Barros. Com dois blocos de apresentação, a ideia é que os músicos possam tanto executar clássicos do gênero como seus trabalhos autorais, em um espaço de formação de público e cena. A atração ocorre na travessa Rua dos Cataventos, em frente ao bar Térreo da CCMQ. O local contará com produtos promocionais durante o evento, com chopp com valor especial e dose dupla de drinks selecionados. Caso chova, a atividade será transferida para o domingo seguinte, 11 de junho.

"O grande diferencial do Samba do Quintana é, além de oferecer uma atividade gratuita e acessível a todos os públicos, também proporcionar aos artistas um espaço de divulgação de seu trabalho autoral, formato tradicional em casas de samba como Beco do Rato, no Rio de Janeiro, que conta com noites específicas de promoção de compositores e que são um sucesso entre o público", afirma a curadora.

Conheça os artistas

A banda residente é formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Há 19 anos, Thiago se apresenta profissionalmente em casas de shows de Porto Alegre, no litoral e no interior do Estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila.

No segundo bloco, Glau Barros é a atração. Cantora, atriz e figurinista, desenvolve uma intensa e permanente carreira profissional desde 1990, no teatro, TV, cinema e na música. Em 2019 Glau lançou no Theatro São Pedro o álbum "Brasil Quilombo", com direção musical do músico e compositor Gelson Oliveira e produção musical e arranjos de Marco Farias, onde interpreta sambas de compositoras e compositores gaúchos, além de releituras de consagradas canções do gênero.

Conheça a curadora

Bruna Paulin é artista, jornalista, mestre em Comunicação e atua como pesquisadora musical há 21 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para editora Belas Letras, Cubo Play, Fábrica do Futuro, entre outros. É criadora e apresentadora do podcast "A História do Disco".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895