Concurso Mistura Típica abre inscrições em busca de pratos que valorizam a cultura gaúcha

Concurso Mistura Típica abre inscrições em busca de pratos que valorizam a cultura gaúcha

Festival gastronômico vai oferecer ao público opções de receitas com características regionais

Camila Souza

publicidade

Estão abertas as inscrições para o 3º Festival Gastronômico Mistura Típica. O concurso desafia chefs e restaurantes do Rio Grande do Sul a dar uma nova roupagem à tradição e oferecer pratos com características regionais para homenagear o Estado pela passagem da Revolução Farroupilha, comemorada em 20 de setembro. O festival é realizado pela Abrasel RS, em parceria com o curso de Gastronomia da Unisinos.

Criado com o objetivo de divulgar a culinária típica gaúcha, cultura e turismo, além de fomentar o desenvolvimento econômico de Porto Alegre, o concurso terá quatro etapas. De 31 de julho até 11 de agosto será o período de inscrições dos associados Abrasel (a participação será privativa à estabelecimentos associados da entidade). Já entre os dias 18 a 24 de setembro, o público pode experimentar os pratos desenvolvidos para a competição. 

Após a visita avaliativa dos jurados nos estabelecimentos, o resultado será divulgado no dia 20 de setembro. O restaurante vencedor receberá uma placa e dois meses de isenção na mensalidade da associação, enquanto o chef ou cozinheiro responsável pelo prato do estabelecimento vencedor receberá um prêmio no valor de R$300,00.

“É importante trazer concursos que valorizam a memória do Rio Grande do Sul, principalmente em alusão à Revolução Farroupilha, data marcante no estado, devido à riqueza multicultural que temos. Gastronomia também é cultura e herança desses povos”, exalta João Melo, presidente da Abrasel no RS.

O concurso é organizado pela Abrasel RS sempre por meio de parcerias e teve sua estreia em 2018. Na segunda, a competição homenageou o aniversário de 250 anos de Porto Alegre com receitas que remetiam a elementos culturais, simbólicos, sociais ou históricos da Capital.

Em 2022, o vencedor da categoria profissional e campeão da competição foi Tainan Sansigolo, que criou uma pizza com infusão de erva mate na massa, cobertura composta de um creme de moranga cabotiá, almeirão, queijo colonial, salame colonial, redução de butiá com laranjinha kinkã e lâminas de pinhão. Já a vencedora da categoria amadora foi Izabel Cristina Dias Silvano com a receita "Naked Cake do 4° Distrito", bolo com amora silvestre, morango e nata.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895