Cuidando do cabelão no friozão

Cuidando do cabelão no friozão

publicidade

Julia_Depois Banana

O inverno é uma temporada complicada. Entre os desafios da estação, está a temida hora do banho. Vamos combinar que não é nada fácil encarar uma ducha em dias gélidos, principalmente para quem mora no Sul do Brasil, não é? Um cuidado que devemos tomar é com os cabelos nesta época.

No inverno, o cabelo tende a parar de crescer e a cair com mais facilidade, porque a menor incidência de sol e a queda da temperatura fazem com que os folículos capilares se contraiam. Pensando nisso, a blogueira especialista em cuidados caseiros e dona do canal Cabelos de Rainha, Julia Doorman, dá quatro dicas de como cuidar dos fios nesta época do ano. “

1- Não fique com preguiça de lavar o cabelo
1Geralmente em tempos de muito frio, algumas mulheres acabam lavando o cabelo com menos frequência. Entretanto, segundo Julia, isso é um erro e pode ser prejudicial ao couro cabeludo.

“Deve-se continuar lavando-os normalmente, pois essa redução pode gerar mais oleosidade, proliferação de fungos, excesso de caspa e até mesmo aumentar a queda dos fios. Então, o mais importante é não sair da sua agenda de lavagem”, explica a youtuber.

2- Continue com as hidratações e as umectações
2Do mesmo modo que a lavagem, a hidratação também não deve ser deixada de lado. Para facilitar ainda mais o processo, ela aconselha o uso de máscaras com ações rápidas, que fazem efeito em um período de 10 a 15 minutos, impedindo que o cabelo fique molhado por períodos prolongados. “Na falta de tempo, faça nos finais de semana”, sugere Julia.

 

3- Atente-se à temperatura da água e o ao secador
3Uma das melhores coisas do frio é tomar banho de água quente, mas este é o inimigo número um dos cabelos, pois faz com que eles produzam uma grande quantidade de sebo, favorecendo assim a oleosidade e queda dos fios. “As temperaturas altas fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais, favorecendo assim a oleosidade na raiz, o que facilita a queda e o ressecamento na extensão dos fios”, conclui Julia.

Após lavar o cabelo, o secador parece irresistível, mas a opção mais quente também traz sérios problemas para a saúde dos fios, principalmente no caso dos mais secos. “Não deixe para tomar banho muito tarde, pois a tendência é deixar a água ainda mais quente! Se for usar o secador, não esqueça do protetor térmico”, lembra a youtuber.

4- Massagear o couro cabeludo
4Ao massagear o couro cabeludo, ativa-se a circulação sanguínea e ajuda no crescimento dos fios. Na hora do banho, ao passar o shampoo, Julia aconselha fazer uma massagem em movimentos circulares, com as pontas dos dedos, por mais ou menos 1 a 2 minutos.

Por fim, ela destaca a importância de manter a rotina saudável o ano todo. “Não adianta cuidar do cabelo apenas no verão, pois pode demorar um certo tempo para se recuperar dos danos sofridos. O cuidado tem que ser o ano inteiro e regularmente”, finaliza.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895