Dia da Cerveja: 7 destinos para conhecer a cultura da bebida

Dia da Cerveja: 7 destinos para conhecer a cultura da bebida

Experimentar cervejas de outras nacionalidades é um dos rituais para celebrar a data

Camila Souza

publicidade

Criado nos Estados Unidos por quatro amigos, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto. A data, segundo os criadores, deve seguir alguns rituais, entre eles beber uma boa cerveja com bons amigos; celebrar os cervejeiros e garçons e experimentar a bebida de outras nacionalidades.

“Uma boa ideia para comemorar essa data é que os apreciadores viajem nas culturas das melhores cervejarias do mundo, provando novos sabores”, diz Silvio Sallowicz, CEO da empresa Duo & Ecco. Pensando nisso, o Correio Feminino, com o apoio de Sallowicz, fez uma seleção de sete destinos para celebrar a data e conhecer a cultura da bebida. Confira:

Rio Grande do Sul, Brasil

O Rio Grande do Sul, além de ter carnes e churrasco como destaque da gastronomia, também é um destino ideal para os amantes da cerveja. A serra gaúcha possui um roteiro especial para conhecer ainda mais a cultura da bebida. A Rota Cervejeira, criada em 2015 pela Secretaria de Turismo de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, inclui 5 estabelecimentos. Entre eles estão as cervejarias Vitrola e Edelbrau, em Nova Petrópolis; Rasen Bier e Gram Bier, em Gramado; e Cervejaria do Farol, em Canela.

Belo Horizonte, Brasil

O destino nacional que é um destaque pelos seus famosos botecos também oferece diversas cervejas premium. Em Belo Horizonte é possível apreciar uma série de rótulos diferentes. “Quem estiver de passagem por BH, pode conhecer a Krug Bier, primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais e também uma das filiais do Hofbräuhaus, bar mais famoso de Munique. Outra boa ideia é visitar o Ateliê, espaço aconchegante da cervejaria Wals”, sugere Sallowicz.

Munique, Alemanha

É difícil para falar de cerveja sem pensar nas famosas canecas enormes e cheias de cerveja dos alemães. Munique, a capital nacional da bebida, é conhecida por seus bares onde são servidos alguns rótulos que usam a mesma receita há mais de 500 anos. “Além disso, é em Munique que acontece todo ano a icônica Oktoberfest, o maior festival do mundo dedicado à bebida”, completa.

Bruges, Bélgica

Produtora de estilos de cerveja que caíram nas graças dos amantes da bebida nos últimos anos, a Bélgica oferece muitas opções de bares e tours especializados, principalmente na cidade de Bruges. “A famosa cervejaria De Halve Maan oferece visitas guiadas e degustação. Os bares de lá oferecem uma variedade de mais de 400 rótulos”, conta Sallowicz.

Dublin, Irlanda

Famosa pelos seus pubs, a capital irlandesa é também o berço da aclamada Guinness, cerveja escura e encorpada que é produzida na cidade há quase 300 anos e é conhecida mundialmente. “Nessa cidade, que já é uma queridinha dos turistas brasileiros, existe a Guinness Storehouse, fábrica da cerveja localizada no coração de Dublin, e o Temple Bar, pub mais conhecido da cidade”, diz o especialista em turismo.

Praga, República Tcheca

Os brasileiros são conhecidos por seu amor pela cerveja e por ser um dos países líderes no consumo da bebida, porém, nem todos sabem que no topo dessa lista está a República Tcheca, onde a bebida é fabricada há centenas de anos. “Além das mais de 40 cervejarias na cidade, abertas para visitação, Praga também é famosa por oferecer banhos preparados em spas que usam ingredientes presentes na cerveja, uma experiência curiosa, sem dúvida”, destaca.

Amsterdã, Holanda

Conhecida pela Heineken, uma das favoritas de muitos apreciadores de cerveja, a Holanda também é produtora de vários outros rótulos, que podem ser apreciados nos bares da simpática Amsterdã. “No Heineken Experience, é possível conhecer detalhadamente o processo de fabricação da cerveja e, é claro, degustá-la”, conta o especialista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895