Empoderamento feminino é tema de debate e oficinas na Ufrgs

Empoderamento feminino é tema de debate e oficinas na Ufrgs

Programação do evento segue até o dia 28 de março

Lou Cardoso

Programação aborda temas feministas na Ufrgs

publicidade

Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) iniciaram, nesta terça-feira, um evento para homenagear grandes mulheres que proporcionaram diversos avanços feministas. É a Semana das Minas, que segue até o dia 28 de março na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (rua Ramiro Barcelos, 2705), que contará com debates e oficinas com a proposta de colocar em prática lutas feministas, exercitar a sororidade, ocupar espaços, dialogar com todo mundo e contruir uma rede de apoio. 

 As próximas oficinas que acontecem nesta semana abordarão temas como fazer comunicação inclusiva em relação à gênero e arte e poesia com slam + stencil. Já as mesas de conversa vão debater falarão sobre empoderamento feminino e política, trazendo convidadas de diversas áreas diferentes para compartilhar suas experiências e conhecimentos.

O evento também conta com o apoio do público para doações de itens de higiene pessoal, fraldas e alimentos não perecíveis para a Casa de Referência Mirabal, que acolhe mulheres vítimas de violência. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Confira a programação

Quarta, 27/03

10h às 12h – Como fazer uma comunicação inclusiva em relação à gênero Convidada: Debora Fogliatto, repórter do Sul21 e Fundadora do grupo Gemis - Gênero, Mídia e Sexualidade

18h30 – Mesa de Conversa | Protagonistas: os diferentes papeis do empoderamento feminino

Convidadas: Fernanda Bastos (jornalista, escritora e editora geral da Figura de Linguagem), Sandra Scalco (Ginecologista, sexóloga e obstetra), Glaucia Fontoura (psicóloga especialista em Políticas Públicas de Gênero, Raça e Promoção da Igualdade), Letticia Soares (modelo plus size e criadora de conteúdo), Nelice Heck (Gerente-geral do escritório da ThoughtWorks de Porto Alegre e participante ativa dos grupos de Justiça Social da mesma) Mediadora: Luísa Tessuto, estudante de Jornalismo UFRGS 

Quinta, 28/03

16h – Oficina de Stencil + Slam

Apresentação do Grupo Slam das Minas/RS: Revolução através da poesia.

Stencil com Natanielle Almada, coordenadora da Casa Mirabal. Convidadas: Juliana Luise (Ministra oficinas de poesia em escolas e centros da juventude em POA e região metropolitana e uma das organizadoras do Slam das Minas), Atena Beauvoir (escritora e poetisa, professora e filósofa) e Dany Alves (poeta, rapper e colaboradora do Slam das Minas/RS).

18h30 – Mesa de Conversa | A luta continua: Feminismo e Política Bruna Rodrigues (Candidata em 2018 a Deputada Estadual), Alice Carvalho (Candidata a Deputada Estadual em 2018), Luiza Eduarda (Jornalista, (trans)feminista, integrante da Tribuna 77 e do Coletivo Elis Vive), Fernanda Melchionna (Deputada Federal pelo PSol) Mediadora: Caroline Oliveira, estudante de Jornalismo UFRGS. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895