Escola promove aulão de defesa pessoal feminina

Escola promove aulão de defesa pessoal feminina

Evento ocorre neste sábado em diversas cidades gaúchas

Lou Cardoso

Aula de arte marcial vai ensinar técnicas de defesa pessoal para mulheres neste sábado

publicidade

Para encerrar o mês que comemora o Dia Internacional da Mulher, a Escola de Pa-Kua irá promover um evento especial e necessário para as mulheres. Neste sábado, a escola realiza três aulas de defesa pessoal para aprender formas de se defender em situações de risco. A atividade nas cidades que possuem uma sede da escola: Porto Alegre, Canoas, Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canela, Santa Maria, Tramandaí e Sapucaia do Sul.

O valor da atividade custa R$ 10 e as interessadas podem se inscrever neste link. As aulas têm duração de 1 hora e os mestres vão ensinar formas de se desvencilhar de oponentes que variam em nível de gravidade, como uma puxada pelo braço numa balada até uma situação de estupro ou com risco de vida.

As turmas serão divididas em três horários no sábado: às 10h, 15h e 16h. Para mais informações basta ir na página do Facebook ou pelo telefone: 51 3062 - 9819. 

Números de agressão e assédio no Brasil 

De acordo com a pesquisa A Vitimização de Mulheres no Brasil 2ª Edição realizada pelo Datafolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no último ano, 536 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora em 2018. Já 4,6 milhões de mulheres foram tocadas ou agredidas fisicamente por motivos sexuais. O número indica que, a cada minuto, 9 mulheres foram vítimas desse tipo de agressão. 

No mesmo período, 13 mulheres foram assassinadas por dia e, em quase 5 mil sentenças, a casa da vítima foi apontada como o local mais perigoso, onde os crimes acontecem – o que alerta para a frequência de agressores conhecidos.

Benefícios da memória corporal 

A aula de defesa pessoal feminina permite que as mulheres entendam que não precisam se sujeitar a toda situação de assédio (incluindo verbais), se tornem mais fortes e trabalhem valores como a coragem e a autoestima.

Além de ensinar técnicas, o trabalho de Arte Marcial ensina a analisar uma situação e entender quando se deve reagir. Também gera o que é chamado de memória corporal, em que o corpo consegue responder com a rapidez necessária em horas de risco.

A atividade tem como objetivo apresentar as mulheres às técnicas, mas o treino contínuo é essencial para refinar as técnicas e trazer segurança e habilidade suficiente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895