Especialista compartilha dicas de maquiagem para o Carnaval em casa

Especialista compartilha dicas de maquiagem para o Carnaval em casa

Uma aula será realizada pelo YouTube do Senac-RS, nesta quarta-feira, para ensinar técnicas para a make festiva

Lou Cardoso

Especialista dá dicas para maquiagem de carnaval em casa

publicidade

Este ano não vai ter Carnaval. Sem bailes, sem desfile, sem blocos nas ruas e sem trio elétrico. Mas, para quem está afim de aprimorar técnicas de maquiagem para a ocasião, pode aproveitar  o evento FUNtastic Summer, projeto de verão do Senac-RS. Nesta quarta-feira, a partir das 10h30min, a maquiadora Amanda Bittencourt  vai compartilhar dicas descomplicadas de automaquiagem no YouTube do Senac-RS. 

Para aquecer para amanhã, a especialista separou algumas dicas de maquiagem para curtir o Carnaval em casa. Segundo Amanda, pensando na durabilidade e luminosidade da pele, deve-se, inicialmente, aplicar um hidratante ideal para o seu tipo de pele. "Se ela for oleosa, a dica é apostar em hidratantes com texturas em mousse ou gel e no caso dela ser mais seca, é indicado algum com textura mais densa e em creme", contou. 

"Se você tiver poros muito visíveis, poderá usar um primer depois que o hidratante estiver sequinho. Muitos, além de minimizar os poros, ajudam na durabilidade da maquiagem. Depois que esses dois produtos estiverem totalmente secos, use a bruma fixadora", completou. 

O próximo passo é a base. Se você quiser uma pele mais glow e leve, opte por bases mais fluidas, indicou a especialista. "Elas, além de deixar com aspecto mais natural e iluminado, marcarão menos as linhas de expressão. Mas também podemos trabalhar com bases mais pesadas. Isso é conforme o seu gosto!", alertou.  

Foto: Divulgação / CP

Ela ainda indica que para deixar a pele ainda mais iluminada, é possível misturar junto à base algum iluminador líquido. "Na aplicação, eu indico sempre trabalhar com leves batidinhas, independente do que você vai usar para aplicar, pode ser pincel e/ou esponjinha úmida. Eu gosto sempre de aplicar com o pincel kabuki ou língua de gato, e logo em seguida dar acabamento com a esponja", afirmou. 

Com um corretivo um pouquinho mais claro que a base, é hora de iluminar o rosto: "Começando pela parte de baixo dos olhos, vamos desenhar um triângulo com um pincel fofinho de esfumar. Pensando que a base do triângulo fica na região das olheiras, siga da direção do ponto lacrimal em diagonal com a ponta do nariz, cobrindo a lateral do mesmo, e da lateral do nariz até o final dos olhos. Podemos aplicar na zona T do rosto (acima do nariz, entre as sobrancelhas, no queixo e no centro dos lábios). Aplique com o pincel dando leves batidinhas e aos poucos vá pegando mais produto, se necessário. Podendo finalizar com leves batidinhas da esponjinha, sem produto, apenas para acabamento", disse Amanda. 

De acordo com a maquiadora, sempre que acumular produto em alguma linha do rosto, volte em batidinhas com a esponja para retirar o excesso de produto. Após acabar de aplicar os produtos cremosos, aplique novamente a bruma fixadora.  

"Para maior fixação e durabilidade, aplico o contorno em pó (normalmente nos lugares que você quer afinar ou diminuir, como testa, nariz ou do começo da orelha em direção a boca; ou mais levemente só para devolver o contorno natural do rosto), o blush (na maçã do rosto em direção ao final da sobrancelha) e o iluminador (acima do blush) antes do pó. A aplicação é feita com pincel de pó ou blush médio", ensinou. 
 
Depois do pó solto ou o pó que você tiver, Amanda reforça que quanto mais fino menos pesado vai ficar essa pele. "Aplico com pincel de pó, bem fofo. Inicialmente aplicado nas regiões que apliquei o corretivo e depois espalho para o restante do rosto, sempre com batidinhas enquanto a pele está molhada, depois que estiver bem selada pode dar leves arrastadas para retirar o excesso do pó", destacou. 

"Finalizamos a pele com a bruma para retirar esse aspecto de pó. Um pouco antes dela secar totalmente, voltamos com o iluminador só para garantir esse brilho", acrescentou. 

Foto: Divulgação / CP

Sombras
 
Com as pálpebras preparadas com o corretivo e com o pó, é o momento de aplicar a sombra, lembrando que você pode utilizar a mesma técnica para a cor de sua preferência. "Começamos aplicando no canto externo do olho com um pincel de esfumar bem fofinho e logo depois da aplicação feita com batidinhas, vamos esfumar as bordinhas com a mão muito leve, em movimentos circulares", indicou Amanda.

"Com um pigmento ou alguma sombra cintilante bem brilhosa e dourada, vamos aplicar do canto interno ao centro desse olho. Se quiser algo bem brilhoso, você pode aplicar esse mesmo pigmento como iluminador no rosto e no corpo", completou. Nos cílios inferiores, você pode fazer a mesma coisa. Primeiro aplica a sombra e depois esfuma as bordinhas com movimento vai e vem.   

Com a pele finalizada e os olhos também, Amanda indica que é hora de transformar essa make em uma make Carnaval, adicionando pedrarias e glitters do seu gosto e estilo. "Essa é a hora de usar a criatividade! Hoje, no mercado, já temos inúmeras pedrarias prontas da forma do rosto, mas também podemos montá-las com strass ou pérolas unitárias", afirmou. 

"A cola que eu mais indico é a cola de glitter. É só aplicar direto na pedraria e depois aplicar ela no rosto. E a forma mais fácil de colar o glitter é antes fazer uma pastinha em alguma plaquinha de maquiagem. Basta depositar alguns pinguinhos de cola, depois um pouco de glitter e misturar bem", compartilhou. 

Aplique a cola de cílios nos cílios postiços e aguarde alguns minutinhos. Um pouco antes dela secar totalmente aplique os cílios nos olhos, logo após a máscara de cílios. "Finalize preenchendo as sobrancelhas e aplicando o batom ou o gloss de sua preferência", concluiu Amanda.  

Foto: Divulgação / CP


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895