Literatura gaúcha ganha novos lançamentos de autoras do Rio Grande do Sul

Literatura gaúcha ganha novos lançamentos de autoras do Rio Grande do Sul

"Arca da Desconstrução" e "O Farrapo" estão entre as novidades desta semana

Lou Cardoso

publicidade

A literatura gaúcha ganhou, nesta semana, novos lançamentos de obras escritas por autoras do Rio Grande do Sul. Em "O Farrapo", de Sílvia Käercher, lançado especialmente dentro da programação do Mês Farroupilha, conta uma história de ideais, honra e tradições, os privilégios da classe dominadora e o sofrimento da escravidão, e também sobre a formação de vilas e cidades e a pureza intocada do pampa gaúcho. 

Segundo Sílvia, a inspiração para "O Farrapo" surgiu durante um sonho. “Ao despertar, tive a necessidade de pôr no papel aquela história. O que se passa com a personagem tem muito do que senti no sonho e a sensação de estar em outro tempo era nítida”, afirmou, acrescentando que o fundo perfeito para esta narrativa foi nossa revolta mais famosa.

“Sempre senti atração pelo tema, pela nossa cultura e tradições. Lembro vagamente de ter lido um conto da minha trisavó - Episódio obscuro, Carolina von Koseritz- que narrava uma noite durante uma invasão farrapa”, complementou a autora.

Outra novidade é o livro "Arca da Desconstrução", com textos de nomes como Cíntia Moscovich, Jane Tutikian, Liana Timm e Cátia Simon, motivados pelas reflexões pós-pandemia. A obra surgiu impulsionado por dois grandes motivos: o primeiro é o de render uma justa homenagem à Tania Mara Galli Fonseca, que criou, em 2008, com o Território das Artes, o que se tornaria a coleção Arca.

"O segundo motivo surge em meio às reviravoltas da natureza que nos comunica, em alto e bom tom, que temos de repensar nossa convivência com ela. A Terra está em estado de esgotamento e nos mostra essas evidências na forma de uma pandemia, colocando em xeque certezas, gritando a nossa vulnerabilidade. Nesse contexto, o Território das Artes reuniu um time de primeira grandeza, disposto a pensar e a criar para além das dicotomias e das hierarquias subjacentes. Esse foi o desafio, mas nunca o nosso limite", reconheceu Liana Timm.

Além das autoras, também foram convidados outros nomes que representam diversas visões da literatura e da arte no Estado: Alexandre Brito, Cintia Moscovich, Dani Langer, Dione Detanico, Helena Terra, Jane Tutilkian, José Eduardo Degrazia, Lenira Fleck, Luiz Paulo Faccioli, Maria Alice Bragança, Marisa Faermann Eizirik, Monique Revillion e Taisamim Ohnmacht.

Onde encontrar

"Arca da Desconstrução" ganhará um lançamento online, nesta sexta-feira, em uma live no Facebook da Editora Território das Artes, às 20h. Já no dia 3 de outubro, às 14h, ocorre uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Gramado, e na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 10 de novembro, às 18h. O livro está disponível para venda neste link.  

"O Farrapo" está disponível para venda online direto no perfil do Instagram de Sílvia Käercher e na Letras & Cia, do Bourbon Shopping Novo Hamburgo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895