person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais Bela Crespa RS abre inscrições para segunda edição do concurso

Podem se inscrever pessoas que se identifiquem como mulheres com cabelos crespos e cacheados até o dia 7 de setembro

Podem se inscrever para o concurso pessoas identifiquem como mulheres com cabelos crespos e cacheados | Foto: Divulgação / CP

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do concurso online a Mais Bela Crespa do Rio Grande do Sul. Podem se inscrever, neste link, pessoas que se identifiquem como mulheres com cabelos crespos e cacheados, entre 15 e 35 anos de idade, residentes do Estado, até o dia 7 de setembro de 2021. 

O evento foi criado em 2020 por Cíntia Santos e Cláudia Rosa, duas microempreendedoras da área da moda e beleza em Porto Alegre, com o intuito de exaltar a beleza e a grande pluralidade que existe no cabelo crespo, e levantar a discussão sobre quebra de padrões envolvendo os fios crespos e cacheados, além de propagar um novo conceito de fazer concurso de beleza que surgiu em períodos de isolamento social.

Segundo as organizadoras, assim como o movimento cultural "Black is Beautiful", que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos em um contexto onde as características estéticas da população negra eram vistas como inferiores, o objetivo desse tipo de evento é se posicionar quanto à opressão dos padrões de beleza. A primeira etapa do concurso acontecerá no dia 9 de setembro no Instagram

No ano passado, a consultora de Imagem Adna Cruz Felicio, de 31 anos, de Alvorada, foi a vencedora da primeira edição do concurso Mais Bela Crespa RS. A alvoradense levou para casa, além da faixa, a coroação carregada da incumbência de representar a causa da resistência e da diversidade em concursos de beleza.

Confira na íntegra o manifesto do concurso:

"Temos orgulho de você que carrega a própria revolução na cabeça em meio à ditadura dos cabelos. Você é maravilhosa. Sempre foi. Do ondulado ao crespo. Dos dias de angústias aos dias de empoderamento. Cheia de beleza, atitude, autenticidade, liberdade e representatividade. Nós, assim como você, conhecemos bem as alegrias, os cuidados, os mistérios e os dilemas que rodeiam a sua cabeça. A nossa missão é fazer você se sentir linda em qualquer lugar e a sua missão é ser feliz!

Se faça feliz, o resto a gente luta.Não tem pele ou cor. Somos negras, miscigenadas, misturadas. Ocupamos espaços, também nossos, com a nossa beleza. A sua beleza importa! Importa pra você, importa pra nós e deve importar para todos. Nós somos você quando se olha no espelho e deseja o mesmo sentimento para outras mulheres. Faz bem, é bom e é necessário. Soul é alma. Soul Crespa. Somos crespíssimas e com muito orgulho,sim senhor! "

Lou Cardoso