Moda para fazer em casa: aprenda a fazer a técnica Tie Dye

Moda para fazer em casa: aprenda a fazer a técnica Tie Dye

Tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, a técnica pode variar conforme a escolha de produção

Correio do Povo

Técnica Tie Dye consiste inicialmente em fazer manchas em uma peça de roupa

publicidade

A técnica Tie Dye consiste inicialmente em fazer manchas em uma peça de roupa, tecido, etc. Tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, especialmente asiáticas e africanas, a técnica de produção pode variar. Existe a técnica por imersão em corante, que a peça deve ser mantida em fervura por 40 minutos. Também existe a técnica que utiliza o corante a frio, bem mais prática já que não requer fervura. 

A docente de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Nicele Branda, ensina o passo a passo da técnica corante a frio feita em uma blusa para ser feita em casa mesmo. A professora escolheu as cores: amarelo, laranja e vermelho. 

Você vai precisar de:

• Fitas de cetim (para amarrar)
• Aquarela silk das cores que você desejar (é uma tinta a frio e que tem aderência em diversos tecidos)
• Água
• Blusa de malha de algodão (a peça deve estar úmida para melhor aderência e também para a tinta ficar mais uniforme)

• Passo 1
O primeiro passo é molhar a peça que vai ser usada. É importante que ela esteja úmida para que a tinta se espalhe com maior uniformidade. 

• Passo 2


Faça as amarrações. Elas podem ser feitas com atilho, barbante, ou retalho de tecido. Elas influenciam diretamente no espaço bloqueado de tingimento. O atilho é o mais indicado por deixar mais suave a marcação.

Amarramos a peça de duas maneiras, uma fazendo círculos, do menor (central) para o maior (extremidades), também fazendo um ziguezague, como uma sanfona. Deve ser amarrada forte para bloquear algumas partes e ficar os rajados, característica do Tie Dye.

• Passo 3


Depois das amarrações, misture algumas gotas de tinta com um pouco de água. Não tem uma medida certa, vai do tom que deseja alcançar. Para dar o efeito degradê, comece do tom mais claro para o mais escuro. Para alcançar esse tom alaranjado, foi usado amarelo e vermelho. 

• Passo 4


Pinte a blusa como desejar, despejando a tinta diluída em água aos poucos. Deve ser iniciado do corante mais claro para o mais escuro, nesse caso iniciamos com o amarelo, misturamos com o vermelho para ter o laranja que é o meio termo.

Pode ser usado o círculo das cores (cor pigmento) para definir a proximidade da cor. Atente que cores contrastantes (opostas no círculo das cores) quando encostadas podem gerar marrom, quase preto.

• Passo 5


Depois de pintar, solte as amarrações, deixe a peça secar em uma superfície reta e pronto! Mas lembre-se: a peça só pode ser lavada depois de 72 horas para não alterar a pigmentação inicial.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895