Movimento GoEqual pede igualdade entre os gêneros no futebol

Movimento GoEqual pede igualdade entre os gêneros no futebol

Atacante Marta se uniu à iniciativa e jogou sem patrocínio nas chuteiras nessa quinta-feira

Lou Cardoso

Matha usou chuteiras da GoEqual em manifestação por igualdade entre os gêneros no futebol

publicidade

Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem a mesma remuneração? Por causa deste protesto, foi criado o movimento GoEqual para pedir igualdade entre os gêneros no futebol e conta com a atacante Marta na linha de frente da campanha.

Na partida contra a Austrália, nessa quinta-feira, pela Copa do Mundo Feminina, a jogadora chamou atenção pelas chuteiras pretas sem qualquer patrocínio, apenas com um símbolo de igualdade em azul e rosa, que faz parte da iniciativa. 

"O que poderia ser só um acessório esportivo se tornou instrumento de manifesto. As chuteiras de @martavsilva10 pro jogo da #FIFAWWC hoje foram um protesto silencioso pedindo equidade salarial para nossas atletas. Equidade é algo pelo qual devemos todas e todos lutar. Afinal, somos iguais", diz a iniciativa. 

Falta de proposta à altura

Martha comentou que decidiu jogar sem patrocínio na Copa do Mundo Feminina por causa da falta de uma proposta realmente boa de marcas como Nike, Adidas e Puma, mesmo tendo sido eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa. 

Já a campanha da GoEqual luta, exatamente, para que mulheres recebam o mesmo salário que grandes astros masculinos, como Cristiano Ronaldo, em propagandas esportivas. 

"O futebol é o esporte com mais audiência do mundo. Patrocínios milionários. Recordes celebrados. Ícones imortalizados. Seria um esporte completo, se as seleções femininas recebessem a mesma importância do que as masculinas. Enquanto isso não acontece, nossas vozes não se calam", diz a publicação da GoEqual no Instagram. 

No jogo contra a Austrália, Marta marcou um dos gols da seleção brasielira e se tornou a primeira atleta a fazer gol em cinco mundiais diferentes, além de ter se igualado ao alemão Miroslav Klose na artilharia da competição com 16 gols. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895