Novidades gastronômicas para conferir em Porto Alegre e na Serra gaúcha

Novidades gastronômicas para conferir em Porto Alegre e na Serra gaúcha

Abertura de restaurantes e lançamentos de novos pratos são destaques

Camila Souza

publicidade

Porto Alegre e Farroupilha receberam novidades na área gastronômica em outubro, e o Correio Feminino selecionou algumas atrações que vale a pena conferir. Entre os destaques está a nova unidade do Mercado Brasco na Padre Chagas; a inclusão de novos pratos no Benjamin Osteria Moderna, com ingredientes da temporada; o lançamento de docinhos de festa sem açúcar, da Sodiê Doces; e a abertura do restaurante Ostara na Serra gaúcha. Confira:

Mercado Brasco abre as portas na Padre Chagas

O Mercado Brasco abriu uma nova unidade na Padre Chagas, 300, na esquina icônica com a Rua Luciana de Abreu. Essa é a segunda operação da marca no Moinhos de Vento. O novo local é um misto de cafeteria, padaria, gastronomia, bar e conveniência. Para criar a “sala de estar do bairro”, o Brasco revitalizou uma casa de dois andares com 225m², construída em 1948. 

Assinado pelo Butiá Arquitetura, o projeto arquitetônico buscou valorizar o charme e a tradição históricos do Moinhos de Vento. São ambientes aconchegantes, com mais de 100 lugares para sentar. O mercado funcionará diariamente, das 7h30 às 23h, e terá um cardápio exclusivo desenvolvido pela chef interna do negócio, Iara Takehara, junto com a chef Nati Tussi, consultora de gastronomia da marca. A inspiração surgiu de itens clássicos que fazem sucesso em padarias paulistanas e cafés americanos.


Nova unidade do Brasco oferece diversas opções gastronômicas | Foto: About / Divulgação / CP

Benjamin Osteria Moderna lança novos pratos

O restaurante Benjamin Osteria Moderna (Av. Carlos Gomes, 400) lançou os novos pratos do menu, disponíveis para almoço e jantar. O chef, Bruno Hoffmann, abre espaço para criações que enaltecem os ingredientes da temporada, como aspargos e cebolas, valorizando a sazonalidade do alimento. 

Dentre as novidades, destaque para a dupla de primeiros pratos: a Lasagneta di Funghi, feita com massa verde, ragu de cogumelos, creme de alho-poró e fonduta de pecorino, e o Risotto di Asparagi, feito com arroz carnaroli, texturas de aspargos e favas, pó de tomate e noz pecã tostada. Na ala dos “secondi”, entra o Polpo alla Griglia, um polvo na brasa que acompanha cuca de linguiça com cebola caramelizada e emulsão de nata e salsinha. Sucessos como a Picanha Tonnata e o Plin di Costelão permanecem no menu. 

Outros pratos ganham roupagem mais leve, acompanhando a estação. É o caso da Burrata, que no lugar da pasta de berinjela, recebe um fresco pesto de tomate, finalizado com erva-doce, maçã verde e azeite de manjericão, e do Tortano Napolitano, que agora chega à mesa com um creme de tomate fresco, endro e pistache, abandonando a espuma de queijo.


Lasagneta di Funghi é destaque entre os lançamentos | Foto: Douglas Minuzzo / Divulgação / CP

Sodiê Doces lança docinhos de festa zero açúcar

A Sodiê Doces, rede de franquias de bolos artesanais, incluiu em seu catálogo  docinhos de festa sem açúcar, que atendem ao público diabético e aos adeptos de uma vida sem sacarose, onde também se encaixa o público fit. São três opções de docinhos: brigadeiro, beijinho doce e brigadeiro doce sabor morango. As novas opções já estão disponíveis nas lojas. Em Porto Alegre, a Sodiê Doces fica na avenida Otto Niemeyer, 2061.

Além dos docinhos, a marca oferece sabores variados de bolos da Linha Zero Açúcar, tanto na massa branca quanto na de chocolate, com recheios de frutas ou chocolate. A marca disponibiliza ainda mais de 80 tipos de sabores de bolos, versões caseiras e uma vegana. Os pedidos podem ser feitos diretamente nas lojas ou pelo aplicativo.

Restaurante Ostara é novidade na Serra gaúcha

Os amantes da gastronomia sulista tem um novo local para conhecer em Farroupilha, na Serra gaúcha. O restaurante Ostara abriu as portas dentro da vinícola Monte Astral, unindo arquitetura, design, vinhos e gastronomia em um lugar só. O cardápio leva a assinatura dos chefs Felipe Di Sicca e Raphael Dittrich, ambos com passagem por restaurantes renomados do Sul do país. 

O projeto do Ostara é de autoria da arquiteta, urbanista e designer Lisiara Camargo Simon, que possui um portfólio de trabalhos alinhados com questões ambientais. Em consonância com os princípios da vinícola, a profissional optou por combinar sustentabilidade e tecnologia na construção do restaurante em 470m² executado em mass timber pela startup Noah, utilizando a madeira de reflorestamento fornecida pela Urbem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895