O detox depois do feriadão!

O detox depois do feriadão!

publicidade

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP


Uma das resoluções que a maioria das pessoas fazem logo após um feriadão, como foi do Carnaval nessa semana, é prometer cuidar da alimentação. Outras até se arriscam em entrar uma dieta séria para se livrar do peso extra que ganhou durante estes dias de festas, bebidas e muito lanchinho. Mas a verdade é que voltar para uma rotina normal depois de tantos dias "sem regras" é difícil, ainda mais tentar retomar uma alimentação mais saudável.

Segundo a nutricionista Brenda Ducatti, depois desse período de festas, onde não se tem uma rotina alimentar normal, é importante organizar os horários das refeições e focar em quantidades mais leves. "Aumentar o consumo de saladas, principalmente as cruas, elas são ricas em fibras e minerais, auxiliam a desintoxicar o organismo, melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade", orientou.

Para os que querem recuperar uma rotina alimentar saudável, ela recomenda evitar alimentos rico em gorduras como fast foods, lanches fritos ou massa folhada, assim como preparações com maionese ou creme de leite, carnes com gordura e alimentos embutidos como linguiça e salsicha.

Detox depois do álcool 

Para os que exageraram no consumo de bebidas alcoólicas, alimentos como frutas e verduras ajudam na desintoxicação do organismo. "Bebidas alcoólicas quando consumidas em excesso causa um efeito nocivo para o fígado, pois ele é responsável por metabolizar o álcool ingerido e esse processo acaba sobrecarregando o órgão", advertiu Brenda.

Segundo ela, frutas cítricas como laranja, abacaxi, limão e bergamota, auxiliam na metabolização de substâncias tóxicas; o alho estimula a produção de enzimas no fígado e possui substância que limpam o órgão. "Cenoura e beterraba são ricas em betacaroteno, flavonoide e glutationa, proteína que auxilia na desintoxicação e regeneração do fígado; o tomate também é rico glutationa alem de ser rico em licopeno que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, e vegetais folhosos são ricos em clorofila, que estimula a produção de bile e neutraliza substância químicas", citou.

Cuidado com as dietas

Algumas pessoas costumam sempre começar uma dieta séria logo após as festas de Carnaval. Talvez por acreditarem de que o ano realmente só começa depois deste feriado ou por aquela velha resolução de Ano Novo. Mas de acordo com Brenda, esta época, principalmente depois de feriadões, não é a melhor opção para esta decisão. "Essas dietas são quase impossível de se manter por muito tempo, causa um estresse muito grande e podem causar deficiência no consumo de nutrientes essenciais. Além de que o peso que se perde nesse período de restrição é rapidamente recuperado", alertou e Brenda ainda reforça que não existem fórmulas mágicas para perder peso: "Uma alimentação equilibrada é sempre a melhor opção tanto pra alcançar aquele tão sonhado corpo quanto para ter uma vida saudável".

Enquanto uns vão à luta a partir desta segunda-feira, o famoso Dia D (não é mesmo), outros ainda vão desfrutar de férias em lugares longe de casa, onde as tentações são sempre a primeira opção na hora das refeições. A dica da profissional é tentar equilibrar as opções na hora de comer Fast Foods e alimentos mais pesados na praia, já que acabam sendo as opções mais práticas.

Para os que ainda aproveitam 

Segundo Brenda, o ideal é não exagerar na quantidade e se possível, consumir estes alimentos em apenas uma refeição durante o dia e depois consumir algo mais leve. "Buffet livres são uma boa opção para quem não quer cozinhar. Eles têm um valor mais acessível e mais opção saudáveis", disse. Para os fãs de doce, os picolés de frutas são as melhores opções para refrescar e matar a vontade de um docinho. "Eles são menos calóricos por terem menos gordura. Mas também deve ser consumidos com moderação pois possuem bastante açúcar", afirmou. "Frutas da época também são sempre uma boa opção, além de serem ricas em vitamina e minerais, auxiliam na hidratação", recomendou.

Falando em hidratação, é preciso ter cuidado redobrado, lembrou a nutricionista. "Além do calor o consumo de bebida alcoólica desidrata, é bom intercalar com água ou água de côco que é rica em minerais que a torna mais eficiente para hidratação", concluiu.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895