Para as mulheres, saias e vestidos sempre são opções mais arejadas que calças. “O indicado é não abusar de decotes, porque o ambiente de trabalho pede uma certa moderação em transparências, cores e estampas. Roupas muito coloridas ou com estampas muito chamativas combinam com momentos mais descontraídos”, justifica. Uma tendência da praia que invadiu a cidade é os maiôs usados como collants, chamados de bodys, podem ser um opção descolada também. Os acessórios podem ser ligeiramente maiores ou mais coloridos que o habitual, para ajudar a manter o astral e a energia do verão orienta o professor.

A inevitável transpiração que incomoda nessa época aparece menos em peças de tons neutros, e roupas de tons claros, que absorvem menos a irradiação solar. Segundo Marcon, maquiagem leve, cabelos presos e perfumes suaves também são os aliados para espantar o calor. “A maquiagem pesada escorre e os perfumes fortes potencializam-se com as altas temperaturas”, conclui. Muito importante também não esquecer de protetor solar, um bom óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB, além de uma garrafinha de água para garantir a hidratação necessária.
Os homens que usam gravatas diariamente, recomenda-se usá-la somente no escritório. “Se o tempo ou distância percorrida for longo, vale a pena levar uma segunda camisa, preferencialmente de um tecido que não amasse muito, a ser trocada na chegada”, aconselha o professor. Algumas empresas estão abolindo o uso de gravata nos meses quentes, desde que se mantenha o trio composto de camisa, calça social e sapatos.
Nos ambientes mais informais, a bermuda é permitida, desde que algumas regras sejam seguidas. Estas peças coloridas ou estampada não são indicadas, a não ser que o local de trabalho seja uma loja de roupa de surfe ou estúdio de tatuagem, por exemplo.Uma boa opção é bermuda de sarja em tons bege, ou até mesmo jeans escuro com lavagem tradicional, acompanhando camisas polo ou camisas com tecidos leves como algodões e linhos em cores claras e padrões. “Nos pés, mocassins ou tênis casuais. Sandálias e dedos de fora para os homens devem ser evitados”, esclarece.
Fotos: Produções executadas pelos alunos da Turma de personal Stylist do Senac Canoas / CP