Porto Alegre promove atividades culturais em alusão ao Dia da Mulher

Porto Alegre promove atividades culturais em alusão ao Dia da Mulher

Programação será gratuita e ocorre durante o mês de Março

Correio do Povo

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa promoverá exposições em homenagem ao Dia da Mulher

publicidade

Porto Alegre irá promover atividades culturais em alusão ao Dia da Mulher durante o mês de março. Cinco instituições da Secretaria da Cultura (Sedac) promoverão oficinas, exposições fotográficas, performances e rodas de conversa para debater feminismo, invisibilidade e assédio.  A programação será gratuita e não requer agendamento.

A agenda que tem início na capital nesta terça-feira, adiantou a assessora de Diversidade da Secretaria da Cultura, Gabriella Meindrad. “É preciso sensibilizar acerca da violência contra a mulher, do aumento do número de feminicídios no Estado, do assassinato sistemático de travestis e transexuais motivado pelo ódio e pela intolerância. Repensar e resignificar o papel da mulher na sociedade, utilizando a cultura como meio para o empoderamento e o combate ao sistema patriarcal, racista, sexista e transfóbico”, analisou Gabriella.

Mulheres (In)visíveis

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (rua dos Andradas, 959) apresenta, de 3 a 7 de março, a exposição "Mulheres (In)visíveis", com visita mediada às 11h – a mostra faz parte do acervo da Bienal Black Brazil Art. 

Dia 9, às 13h30, o MuseCom presta homenagem às mulheres que dedicaram suas vidas ao compromisso de preservar a memória da comunicação gaúcha. 

 
Mulheres na atualidade

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS – Praça da Alfândega, s/n) traz, nos dias 3, 10 e 17 de março, às 16h, a mostra “Mulheres artistas: questões atuais – Interseccionalidade”. 

Encontros que propõem uma reflexão sobre a necessidade de pensar em feminismos no plural e discutir questões pertinentes à condição das mulheres na atualidade. O ciclo ocorre no auditório do museu. As vagas são por ordem de chegada e limitadas a 60 lugares.

Contatos podem ser feitos pelo e-mail: comunicacao@margs.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3286-3145.

Intervenções artísticas

No Teatro de Arena (avenida Borges de Medeiros, 835 – Escadaria do Viaduto) a programação acontece de 8 a 14 de março. Dia 8, às 15h, ocorre a festa de abertura e Cine Escadaria. 

Dia 9, às 14h, acontece a oficina “Ela”; às 17h, a intervenção “Cartas para nós”; e às 20h, apresentações teatrais. 

De 10 a 13, as intervenções culturais ocorrem sempre das 20h às 22h, com diferentes temáticas: dia da Música (10/3); dia da Dança (11/3); dia da Escrita e Poesia (12/3); e dia do Circo (13/3). No dia 14, as oficinas ocorrem das 9h às 17h. 

A programação encerra com o Festival Eva Diva, às 19h.

Cinema

A Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, vai exibir e debater os filmes “Uma Mulher Fantástica”, no dia 17,  e “Estrelas Além do Tempo”,  no dia 18, sempre às 19h30min.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895