Ritmo por Elas traz samba do Rio para Porto Alegre

Ritmo por Elas traz samba do Rio para Porto Alegre

publicidade



O samba vai tomar conta no próximo final de semana. Diretamente do Rio de Janeiro, as percussionistas Thalita Santos e Ana Beatriz Tinoco, da banda Um Amô, realizam um workshop de bateria no domingo na Escola Imperadores do Samba (avenida Padre Cacique, 1567, bairro Praia de Belas).

O workshop acontece das 10h às 12h e das 12h30min às 14h30min. As inscrições podem ser feitas no site e custam R$ 60.

A atividade irá propor uma interação em grupo com muito samba na roda. Segundo as gurias, não precisa ser uma expert no instrumento para participar, mas ter conhecimentos básicos vai ser essencial, pois a ideia é vivenciar uma bateria de escola de samba.

Em quatro horas de atividades, as cariocas farão roda de conversa e irão propor atividades em grupo, com a bateria em formação: afinação, quantidade de ritmistas por naipe de instrumentos (repiniques, caixas, surdos, chocalhos, agogôs, tamborins), batidas e levadas dos instrumentos, dinâmicas, criação de bossas e paradinhas.

O curso faz parte do projeto Ritmo por Elas, que tem como objetivo apresentar as mulheres que vivem e resistem em meio as baterias. Nele, as gurias promovem falas e escutas sobre os desafios e preconceitos enfrentados por escolherem a percussão. Também reúne todas pra tocar e mostrar que podemos fazer samba sim, que podemos tocar percussão sim. Além do ritmo bem tocado, as Baterias não podem esquecer do grande papel na sociedade, agregar e unir pessoas em prol de um objetivo que é a nossa cultura, sem distinção, sem preconceito.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895