100 anos de Beren e Lúthien: "novo" livro de Tolkien é lançado

100 anos de Beren e Lúthien: "novo" livro de Tolkien é lançado

publicidade

Foi lançado nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, um novo livro de J.R.R. Tolkien, mais conhecido como o autor da trilogia "O Senhor dos Anéis". Trata-se de "The Tale of Beren and Lúthien", que infelizmente ainda não tem data exata pra chegar ao Brasil, conta o romance entre Beren, um humano, e Lúthien, uma elfa. Juntos, eles tentam roubar uma das gemas de Silmaril de Melkor, o ser maligno da Terra-média.

Ao longo de sua vida, Tolkien escreveu várias versões da história, que foi publicada originalmente há 100 anos em "The Book of Lost Tales" como "O Conto de Tinúviel". Depois, na década de 1920, virou uma poema épico  incompleto  chamado "Balada de Leithian", que foi incluído em "The Lays of Beleriand". Entre as citações famosas, ainda há uma passagem em "A Sociedade do Anel", em que Aragorn fala sobre o casal, sem esquecer que o conto também é parte de "O Silmarillion", coletânea de textos mitológicos publicado em 1977. Agora, um dos filhos do escritor, Christopher Tolkien, compilou as mais diversas versões, incluindo algumas que nós nunca ficamos sabemos, neste novo livro, mostrando assim toda a evolução da trama de amor envolvendo Beren e Lúthien. E tudo isso ainda vem acompanhado por ilustrações de Alan Lee, que tem em seu currículo um Oscar por seu trabalho para "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".



Vale destacar aqui a questão pessoal envolvida em "The Tale of Beren and Lúthien" (e a fotinho acima não está aí por acaso). Em 1972, o escritor publicou uma carta relatando que a primeira versão, de 1917, foi escrita logo após servir o exército britânico na Primeira Guerra Mundial. A inspiração veio especificamente da Batalha do Somme, na qual Tolkien perdeu alguns amigos.

Mas seu contato com Edith Mary Bratt, sua esposa, também ajudou na elaboração deste bonito enredo. Por sinal, John Garth, um especialista em Tolkien, disse em entrevista à BBC que a cena principal da história foi inspirada em um momento íntimo do casal da vida real. Seria a dança dela em uma clareira cheia de flores brancas durante uma caminhada pelos bosques de East Yorkshire, na Inglaterra. Além disso, os nomes Beren e Lúthien estão esculpidos na lápide que Tolkien e sua esposa compartilham no cemitério de Wolvercote, em Oxford, como você vê na foto.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895