CPop abre os trabalhos com os 40 personagens definitivos de Star Wars

CPop abre os trabalhos com os 40 personagens definitivos de Star Wars

publicidade

Todos os personagens que a gente mais respeita na galáxia muito distante! Todos os personagens que a gente mais respeita na galáxia muito distante!


Que a força Pop esteja com você! O quatro de maio, nesta quinta-feira, é a oportunidade ideal para lançar o novo blog do Correio do Povo, CPop. É o Dia Star Wars no ano que celebra as quatro décadas da saga que redefiniu o que é a cultura pop, lá em 1977. Para abrir os trabalhos, uma homenagem aos 40 anos de Star Wars, com o ranking dos 40 personagens mais importantes de todos os filmes e histórias da saga.
phasma

40) Capitã Phasma
A Capitã Phasma gerou muita badalação antes do lançamento do Despertar da Força, mas no filme ganhou pouco espaço. Ainda assim, a líder dos Stormtroopers na Primeira Ordem ganha pontos com sua furiosa armadura cromada e um sintetizador vocal malvado. Fica a promessa de um papel mais grandioso na sequência da saga.

windu39) Mace Windu
Mace Windu é o segundo Jedi mais poderoso da Ordem, atrás apenas de Yoda. O personagem é a personificação de Samuel L. Jackson no universo de Star Wars. Desde a escolha da cor do sabre de luz (roxo é sua cor favorita) até os trejeitos mais "descolados" tornam Mace uma figura única na franquia.

38) Darth Maul
Darth Maul praticamente só ganha o lugarzinho na lista pelo sabre de luz duplo e inovador, além de algumas piruetas bacanas na batalha com Qui-Gon Jinn e Obi-Wan. Provavelmente é o sith mais sem sal da saga toda, apesar do imenso esforço em parecer invocado. Cara feia, para mim, é fome...

snoke37) Snoke
Snoke é, de longe, o personagem mais misterioso já introduzido na franquia. Sua própria existência e identidade são material de mais teorias na internet do que se possa dar conta. Mace Windu? Darth Plagueis? O próprio Anakin? Aguardamos ansiosamente pela resposta.

dooku36) Conde Dooku
O nome esquisito esconde talvez o maior conspirador dos Sith, responsável por toda a engrenagem maligna dos episódios I e II, enquanto não surge para valer o Imperador Palpatine. Foi mentor de Qui-Gon Jinn, mas sucumbiu ao lado negro. Depois de todo o trabalho nos bastidores, acabou morto por Anakin Skywalker. Apesar de toda a força do Império, subir de posição é complicado no setor de RH...

35) Orson Krennic
Em Rogue One, Orson Krennic precisa dividir espaço com outros vilões clássicos da franquia, como Vader e Tarkin, uma tarefa que não parece nada fácil. Mas o personagem consegue se destacar perfeitamente e ganhar os holofotes com uma ótima construção, trejeitos, e especialmente sua falibilidade. Um dos muitos exemplos de como o filme é especial exatamente por seus personagens secundários muito bem feitos.

rogueone-saw34) Saw Guerrera
O guerrilheiro extremista de Rogue One deixa mais mistérios que soluções em sua aparição breve, mas essencial na luta para destruir a Estrela da Morte. Ele treinou Jyn Erso, passou a mensagem de Gale para a filha, mas, com seu corpo combalido e mutilado pelos anos de combate, ficou para trás na destruição da cidade de Jedha

Chirrut33) Chirrut Imwe
Chirrut, junto com K-2SO, é um exemplo perfeito de como os personagens secundários roubaram a cena em Rogue One. Um guerreiro virtuoso, amigável, e dono de alguns dos momentos mais engraçados de todo o filme. Foi um dos que mais nos fez sentir o final obscuro do filme. Pois eu sou um com a Força, e a Força está comigo.

Tarkin-3@2x_16f7b5db32) Grand Moff Tarkin
Moff Tarkin é todo o exército imperial personificado em um chefe militar. O ator Peter Cushing capturou com perfeição a figura completamente detestável e insensível do responsável por mirar o raio da Estrela da Morte na destruição de planetas inteiros. Ficou tão bom que ele reapareceu em versão digital para infernizar os rebeldes de Rogue One.

Qui-Gon-Jinn_d89416e831) Qui-Gon Jinn
Qui-Gon é o mestre jedi responsável pela descoberta de Anakin Skywalker. Com visões mais liberais do que as que geralmente encontramos na Ordem, seu jeito rebelde é algo que gostaríamos de ter visto ser mais explorado nos filmes. O certo é que, tivesse ele sobrevivido, a história teria tomado um rumo completamente diferente...

Modal_Nodes_0230) Banda da Cantina de Mos Eisley
A bandinha da cantina de Mos Eisley garante a atmosfera alienígena e um dos momentos mais icônicos da saga Star Wars. Ninguém esquece o sucesso do grupo que inclusive tem nome oficial, Figrin D"an and the Modal Nodes. É fácil dizer que, sem os ets azulados de cabeça redonda, Tatooine não teria o menor carisma.

Boba-Fett_61fdadfd29) Boba Fett
Boba Fett é um fenômeno de popularidade difícil de explicar. O personagem com poucos minutos de aparição na tela e não mais de três falas tomou o coração dos fãs que logo viram nele o maior Caçados de Recompensas da Galáxia. Para alguns ele é puro golpe, mas o Universo Expandido o transforma num verdadeiro "apelão".

28) Cassian Andor
Numa primeira vista, é difícil dar crédito para o magrelo e aparentemente sem sal Cassian, mas logo em seguida ele mata um informante a sangue frio apenas para garantir o êxito dos planos dos rebeldes. O cara é focado em resultados e vai até o limite para garantir a transmissão dos planos da Estrela da Morte. Além disso, ganha pontos de carisma por ter reprogramado o K2SO.

jy2n27) Jyn Erso
Jyn não leva desaforo para casa e se vira bem tanto em combate armado, como no mano a mano. Ensinamentos do rebelde extremista Saw Gerera. De mercenária sem lenço ou documento, ela se transforma no eixo condutor da missão suicida de Rogue One, da busca por seu pai até o esforço final para garantir que todo o esforço rebelde não seja em vão.

jango26) Jango Fett
O melhor caçador de recompensas da galáxia e fonte genética para o exército de clones da República. O pai de Bobba Fett sobe na lista pelo belo currículo ensinar tudo para o filhão mais descolado e famoso. Perde pontos por perder a cabeça no sabre de luz de Mace Windu...

Padme-Amidala_05d50c8a25) Padmé Amidala
Padmé já foi rainha, já foi senadora, já lutou nas Guerras Clônicas, namorada do Darth Vader, mãe do Luke e da Leia, avó do Kylo Ren (e sabe-se lá se de mais alguém...). Ela não é protagonista, mas certamente uma figura central na história e na política de uma galáxia tão distante e também na franquia como um todo.

General-Grievous_c9df9cb524) General Grievous
O general Grievous é um ciborgue de quatro braços treinado nas artes da força e proprietário de uma coleção de sabres de luz roubados de Jedis que ele mesmo matou. Um baita currículo para um conspirador contra a república, seria uma pena se Obi-Wan Kenobi desse um tiro certeiro nas suas poucas partes orgânicas...

kylo23) Kylo Ren
Muitos reclamam que Kylo Ren não passa de um jovem birrento com "chiliques" de raiva e que nunca chegará aos pés do vilão que eu avô, Darth Vader, foi. Mas é inegável que desde sua primeira aparição nos trailers sua imagem é marcante: o sabre, a máscara, a voz distorcida, os chiliques...

22) Jar-Jar Binks
Não existe personagem mais polarizador entre os fãs do que Jar Jar Binks. Foi criado como um alívio cômico para as crianças, mas acabou não colando muito. Existem aqueles que o apreciam ironicamente, talvez alguns fãs genuínos, e aqueles que só pensam na sua morte. Que rude.

Rancor21) Rancor
Jabba jamais teria um gosto normal para animais de estimação. É por isso que, embaixo de seu trono, vive Pateesa, um grande Rancor que se alimenta de convidados indesejados. É uma criatura feroz, carnívora, violenta e poderosa... mas nada que nos impeça de sentir um pouco de pena pelo seu treinador quando o bicho morre nas mãos de Luke...

Stormtroopers_f36ff76a20) Stormtrooper
A principal força de infantaria do Império virou um enorme personagem de todos os filmes. Além de usarem armadura para lá de maneira, têm acesso aos equipamentos de batalha de última geração. Isso significa os mais variados e épicos estilos de morrer em explosões, tiros, quedas, esmagamentos, cortes de sabres de luz, asfixia, nas mãos dos rebeldes, Siths e Jedis ao longo da saga.

bb8_1Bo5AkZ19) BB-8
O fiel dróide de Poe Dameron ganhou fãs assim que sua primeira imagem surgiu. Mas alguns resistiram à fofura da aparição inicial e quiseram que a bolinha branca e laranja se provasse um personagem interessante. Deu no mesmo: o robozinho é responsável por boa parte do humor de O Despertar da Força e se lança como mascote incontestável da nova trilogia.

databank_ackbar_01_169_5513722018) Almirante Gial Ackbar
O "lagostão" deu uma amostra do quão alienígena era a galáxia muito distante e apropriadamente comandou a armada rebelde no definitivo combate contra o Império, a Batalha de Endor em Retorno de Jedi. Sua frase mais famosa "It"s a trap" (é uma armadilha) se imortalizou ao longo das décadas até virar meme nos dias atuais

star-wars-c-3po-sixth-scale-feature-217117) C-3PO
Um robô pessimista, extremamente sincero, elegante e com uma incrível falta de tato humano, especialmente para um dróide protocolar. C-3PO não é apenas mérito de uma grande ideia criativa ou de uma grande química com sua dupla, R2-D2, mas também, e especialmente, do trabalho de seu intérprete, Anthony Daniels.

k2so16) K-2SO
Todo o cinismo de um C3PO, mas com muito mais rancor e sarcasmo na programação. K2SO rouba muitas cenas de Rogue One com sua mania de mostrar a verdade dos fatos aos incorrigíveis humanos. Como não amar suas previsões para a missão suicida de Jyn Erso e companhia? "Temos 97,6% de chance de falhar".

Jabba_II15) Jabba the Hutt
Jabba Desilijic Tiure, ou apenas Jabba the Hutt, não é nem um herói nem um vilão no universo de Star Wars, mas sim um ótimo exemplo da grande área “cinza” onde transitam os personagens da franquia. Um gângster, que controla o mundo do crime da Orla Exterior de dentro do seu exótico palácio em Tattooine. Uma das figuras mais mitológicas da série de filmes.

lando14) Lando Calrissian
Que dizer do sucesso empresarial do cara que subiu de contrabandista a administrador de toda Cidade das Nuvens? O bigodudo Lando deslizou na trairagem ao entregar o amigo Han Solo para Darth Vader, mas se redimiu comandando a própria Millenium Falcon na destruição da Estrela da Morte.

Lumat_ccg13) Ewoks

Alguns pregam a teoria de que eles são uma metáfora para a Guerra do Vietnã. Para outros, apenas mais uma desculpa para vender brinquedos. O que não podemos negar é que sem esses ursinhos de pelúcia vivos da lua de Endor o grande clímax do Retorno de Jedi não seria o mesmo. E eles botam para quebrar contra os walkers!

finn12) Finn
O guri teve coragem para desertar da Primeira Ordem e ainda desfilar para lá e para cá na roupa de Stormtrooper que todo mundo sempre quis. Além de ser o braço-direito da nova protagonista e prometer novos mistérios no decorrer da saga, descolou passeios na Millenium Falcon e um duelo épico de sabre de luz.

poe-dameron_70f5aee211) Poe Dameron
Poe é o melhor piloto da Resistência. Já vimos que ele está sempre na linha de frente das batalhas e é enviado para missões especiais, além de ser, dos novos protagonistas, o que mais carrega consigo o antigo charme de Han Solo.

why-luke-skywalker-left-r2d2-behind-in-star-wars-7-the-force_22j110) R2-D2

Poucos personagens participaram de todos os filmes da saga principal (e aqui não contamos Rogue One). R2-D2 é um deles. A aparência inofensiva esconde um dróide com funcionalidades tão diversas que fariam McGyver parecer um amador.

yoda-luke9) Yoda

Pela idade ou tamanho não se engane. Mais sabedoria que Yoda ninguém nas galáxias mais distantes tem. Este pequeno orelhudo verde todos adoramos. E nem suas frases mais consagradas mencionamos nós. "Do it, or do not. There is no try" (Faça, ou não faça, não existe tentar)!

palpatine8) Imperador Palpatine

Darth Vader é considerado um dos maiores vilões da história do cinema. Quando queria, era mau, muito mau. Tipo assim, mau mesmo! Agora, imagina quem manipulou seu pupilo para o ter conduzido neste caminho. Ele mesmo, o conspirador e lord sith Palpatine.

chewie7) Chewbacca

Na Terra, o cachorro é o melhor amigo do homem. Em outras galáxias, são os wookies. E nenhum wookie tem tanto espaço nos nossos corações como o Chewie. Vai discutir isso com ele? Pergunte ao C-3PO e lembre do seu bowcaster, a arma laser em formato de besta.

rey6) Rey

A quantidade de meninas fantasiadas de Rey de 2015 para cá deixa evidente que temos um novo ícone. Rey não precisa ser levada pela mão por Finn. Rey não precisa de alguém para protegê-la. Da próxima vez que algum machistinha babaca sugerir que você "luta como uma garota", responda que sim, com orgulho. Como a Rey.

obiwan5) Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan não é lá dos personagens mais sortudos em Star Wars. Primeiro, viu seu pupilo virar a casaca. Depois, só conseguiu ajudar mesmo Luke quando virou um fantasminha camarada. De qualquer forma, tem o melhor sotaque das galáxias e é tão cativante a ponto de estarmos com os dedos cruzados esperando que a Disney anuncie logo um filme sobre nosso mestre Jedi.

hansolo4) Han Solo

Sim, ele atirou primeiro no Greedo. Mas e daí? Han Solo pode. Poderia, é bem verdade, ter tido mais sorte com a sua prole. Shame on you, Kylo Ren. Mas sempre vale lembrar que ele fez o percurso Kessel em menos de 12 parsecs com a nave preferida de dez entre dez mercenários, a Millennium Falcon!

luke3) Luke Skywalker

Luke sempre foi o mocinho perfeito, que misturava doses de bravura com ingenuidade. Nas mãos de outro ator, poderia ter ido para o lado chato da Força, mas o carisma que Mark Hammil imprimiu ao personagem nos cativa até hoje. Não por acaso, mesmo sem falar uma palavra sequer, foi por causa dele que prendemos a respiração nos segundos finais do Despertar da Força.

leia2) Leia Organa

Nos contos de fadas, princesas geralmente são ingênuas e sempre salvas pelos mocinhos. Leia não precisava ser salva, pelo contrário, era ela quem liderava os rebeldes, deixando claro desde aquela época que o papel da mulher não era de ser coadjuvante. A morte de Carrie Fisher no ano passado parece ter só aumentado a importância da personagem, não apenas para a história, mas para toda uma geração.

vader1) Darth Vader

Não havia nenhuma possibilidade de que a lista dos maiores personagens destes 40 anos de Star Wars não tivesse no seu topo Darth Vader. O personagem, aliás, é daqueles que transcende a mitologia criada por George Lucas e é um dos maiores ícones da história do cinema. É por causa dele que você aí imita aquela respiração mecânica, que você imposta a voz para dizer "I am your father" e sim, confesse, para esticar a mão perto de qualquer porta eletrônica.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895