Ânimo para alcançar sonhos

Ânimo para alcançar sonhos

Hoje ele garante que tem duas paixões: a Odontologia e o estudo da mente e do comportamento humano. De acordo com Souto, há um contraste notável no mundo, que é influenciado pelo estado de espírito e pela energia de cada indivíduo

Paula Maia

publicidade

Quais os motivos que o levaram a escrever o livro ‘O Poder do Ânimo’?

Os motivos que me levaram a escrever este livro foram a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, com o propósito de ajudá-las a realizar os seus sonhos, seus grandes objetivos, que tenham uma vida extraordinária.

Quais são os principais temas abordados no livro?

No livro são abordados temas relacionados ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, bem como inteligência emocional, tão necessária nos dias de hoje.

Há alguma mensagem central que deseja transmitir aos leitores?

Entendo que é preciso nos sentir animados, energizados, tomar decisões e agir com disciplina, pois estas são as melhores estratégias para nos blindarmos contra os medos, reais e imaginários, parar de procrastinar e acreditar que podemos ter uma vida com resultados excepcionais.

Para quem é indicado esse livro?

Para todas as pessoas que estão se sentindo insatisfeitas com os resultados obtidos até o momento ou para aquelas que desejam mudar de patamar, que têm sonhos maiores, que desejam melhorar suas vidas, em todos os aspectos, de forma equilibrada. É indicado também para aquelas pessoas que estão se sentindo perdidas, inseguras, angustiadas, preocupadas, que não acreditam mais na sua capacidade de realizar sonhos, independente da idade, que estão vendo a vida em preto e branco, desanimadas. É indicado também para quem deseja encontrar seu propósito na vida.

Como definiria o conceito de ânimo e qual é o papel dele?

Ânimo, para mim, significa uma energia especial, contagiante e vital, um estado ou temperamento que nos move em direção aos nossos objetivos e que nos permite realizar sonhos ou desejos. Podemos dizer que o ânimo é um estado de coragem com sentimento da alegria. É um vigor que contagia, movimenta, traz eletricidade aos nossos atos e feitos. O papel do ânimo nas nossas vidas é tudo, pois é ele quem alimenta a determinação e nutre a alma. Uma pessoa sem ânimo, esmorece, desmotiva-se a ponto de desistir dos seus projetos e sonhos. O papel do ânimo é muito importante, pois é ele que nos faz começar, ou não, praticamente todas as coisas. E dependendo do estado de ânimo em que nos encontramos, serão nossas atitudes baseadas na coragem e ousadia ou na insegurança e medo, por exemplo.

Ao escrever o livro, quais foram os maiores desafios que você enfrentou?

Bem, a vida de um escritor, como costumo dizer, é solitária, pois precisamos sair de cena, nos retirar, a fim de termos inspiração necessária para escrever e compilar as ideias. O que não é fácil, tendo em vista a vida atribulada que levamos, trabalho, compromissos e corre-corre do dia a dia. Acredito que o maior desafio foi encontrar esse tempo de “calmaria” e organizar a agenda com a vida pessoal, familiar e profissional. Acredito que superei estes momentos buscando o ânimo necessário, entendendo que escrever um livro, que poderá ajudar outras pessoas, transcende uma vontade pessoal, uma vaidade, mas é uma missão de vida. E isto me deu forças para seguir adiante na jornada, levar o projeto até uma editora e publicá-lo.

Existe alguma técnica ou prática específica que recomenda aos leitores para cultivar o ânimo?

Sim. Sempre que você se sentir desanimado, ou acreditando que tudo está perdido e que você não encontra mais significado na vida, e passa a reclamar de tudo, olhe para dentro de si e perceba quanta coisa que você já fez na vida. Lembre-se de algum momento familiar especial, uma alegria vivenciada ou até mesmo algo simples como respirar e caminhar e agradeça pelo fato de estar vivo, pois este sentimento de gratidão, por tudo o que tem e conquistou, muda seu estado de ânimo na hora. 

Como funciona o ‘método verso’, que está no livro?

Temos observado que praticamente tudo o que dá certo, desde objetivos pessoais a grandes empreendimentos têm um método e uma estratégia, isto é, existe um passo a passo. Primeiro faz isso, depois aquilo, e assim por diante. Então, o “método verso” tem a função de organizar as ações do leitor, em prol de algum objetivo, sendo que as chances de darem certo ou de alcançar os resultados esperados aumentam drasticamente quando se põem em prática alguns roteiros. Então, para quem não sabe por onde começar a realização do seu sonho ou projeto, o método, composto por cinco passos, serve como guia, iniciando com uma abordagem sobre autoconhecimento, pois é superimportante a pessoa saber quem ela é e o que deseja realmente para a sua vida. Se ela não tiver clareza sobre isso, dificilmente chegará a algum lugar. Depois, nos demais passos, o método oferece os insumos necessários para dar sequência na estratégia.

Qual a importância da disciplina para a conquista dos objetivos?

A disciplina juntamente com a persistência são os ingredientes essenciais para que as coisas deem certo. Muitas vezes, a pessoa está animada, motivada, mas se ela não tiver uma atitude disciplinada, dificilmente ela obterá êxito no seu projeto, pois a motivação passa. E, nesse caso, a disciplina entra como papel preponderante na realização de sonhos e objetivos, pois é a disciplina e a constância que garantem que eles deem certo. 

Como o senhor espera que os leitores sejam impactados pelo livro?

É meu desejo que os leitores de “O Poder do Ânimo” sejam impactados e transformados positivamente pela leitura e entendam que depende somente deles a mudança que esperam em suas vidas, que eles percebam e usem sua força interior na realização dos seus sonhos e objetivos. Sem sombras de dúvidas, espero que ao final da leitura, ao fechar a última página do livro, eles se sintam animados a alçar novos voos, que estejam aptos a tomarem decisões e agir de acordo com essas decisões. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895