Chuck Comeau: “Nós quisemos fazer um álbum clássico do Simple Plan”

Chuck Comeau: “Nós quisemos fazer um álbum clássico do Simple Plan”

publicidade

simple plan À esquerda da foto, baterista Chuck Comeau. Foto : Divulgação / CP


Depois de quatro anos, o Simple Plan está de volta ao Brasil. Com 17 anos de história, a banda canadense apresenta agora a turnê de “Take One For The Team”, seu quinto álbum de estúdio e que foi lançado neste ano – depois de “No Pads, No Helmets...Just Balls” (2002), “Still Not Getting Any” (2004), “Simple Plan” (2008) e “Get Your Heart On!” (2011). Mas primeiros passos do Simple Plan foram dados ainda nos anos 1990, a partir de experiências musicais do baterista Chuck Comeau e do vocalista Pierre Bouvier. O encontro oficial com Jeff Stinco, Sebastien Lefebvre e, por fim, David Desrosiers só aconteceu no final da década, quando os caras começaram a gravar suas demos e, um tempo depois, preparar o álbum de estreia, que teve os singles “Perfect” e “Addicted”. Após esse trabalho, vieram vários outros sucessos, como “Welcome to My Life”, “Shut Up!”, “When I"m gone”, entre outros. Com este currículo, o grupo começou a nova passagem pelo país por São Paulo, no dia 7, seguiu para Belo Horizonte e Rio de Janeiro, dias 8 e 9, sobe ao palco do bar Opinião (José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre, neste domingo. O show está marcado para as 19h e ainda há ingressos à venda, no valor de R$ 250 (inteira). Antes disso, o baterista Chuck Comeau concedeu uma entrevista ao Correio do Povo falando sobre o novo trabalho.

Correio do Povo: Comparando “Take One For The Team” com os álbuns mais antigos de vocês, como foi o processo de produção? Foram 5 anos fora de estúdio, certo? Como foi esse período?
Chuck Comeau: O último disco saiu em 2011, então nós ficamos em turnê com ele por dois anos e meio e isso levou bastante tempo. Depois, sentamos pra escrever músicas por uns dois ou três meses, tiramos muito tempo para compor. Tivemos tempo pra nos preparar. Na medida que você tem mais álbuns ao longo da carreira, acho que você consegue criar algo que deixe os fãs superfelizes. Diria que o álbum tem muito do som clássico do Simple Plan. Mas além disso, ainda temos algumas coisas diferentes, várias canções sinceras… É tudo sobre encontrar o equilíbrio certo entre todos os elementos do discos. E acho que conseguimos fazer isso.

Correio do Povo: Dá pra ver que “Singing In The Rain”, por exemplo, tem uma pegada mais reggae...o som foi mudando com o tempo? Qual foram as inspirações de vocês dessa vez?
Chuck Comeau: Nós quisemos fazer um álbum clássico do Simple Plan. Tentamos fazer algo que os fãs fossem amar, algo de que nós pudéssemos nos orgulhar, algo que fosse bom. Tem algumas influências novas, mas nós também voltamos às nossas raízes e ouvimos bandas que amávamos quando éramos adolescentes. Foi uma mistura, tentamos criar nosso próprio equilíbrio.

Correio do Povo: E sobre o Brasil? O que vocês lembram da última passada por aqui?
Chuck Comeau: Nós amamos o Brasil! Eu sinto que é um lugar onde realmente conseguimos criar uma ligação com os fãs. Eles estão sempre nos shows, nos pedindo pra voltar. O tempo todo tem gente dizendo “quando vocês vão voltar para o Brasil?”. Não existe outro lugar no mundo onde nós sentimos esse tipo de paixão, então quando temos a chance de voltar e tocar, é incrível. É tudo incrível, mal posso esperar pelos shows. Acho que vai ser demais. O país é realmente lindo, as pessoas são simpáticas e apaixonadas… Eu gosto muito.

Correio do Povo: Esse álbum, assim com os outros da carreira do Simple Plan, tem várias participações interessantes. Como vocês escolhem as pessoas que vão colaborar?
Chuck Comeau: No primeiro álbum, tivemos o Mark (Hoppus, do Blink-182) e o Joel (Madden, do Good Charlotte). No quarto disco teve o Rivers (Cuomo) e o Alex (Gaskarth), do All Time Low… É uma parte bem legal de tornar o álbum mais divertido. Nós aproveitamos bastante. Não tenho certeza sobre o que vamos fazer pro próximo álbum. Não pensei nisso ainda, mas é sempre sobre quem pode trazer algo pra música, agregar algo a ela.

Correio do Povo: Me conte sobre a turnê. Como têm sido os shows até agora?
Chuck Comeau: Está sendo demais! Nós estamos nos divertido muito na estrada, foram vários shows incríveis ao redor do mundo. Estamos tocando em tudo que é lugar, fomos pro Japão, vamos tocar por todo o Canadá nesse verão… Tem sido realmente ótimo.

Correio do Povo: E depois de todo esse tempo de carreira, o que vocês planejam pro futuro da banda?
Chuck Comeau: A longo prazo, queremos continuar nos mexendo, fazendo novos discos… Vamos continuar fazendo álbuns. É tudo sobre não desistir da música. Fazer turnês, fazer shows de novo.

Correio do Povo

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895