Inclusão pelo acesso a Internet

Inclusão pelo acesso a Internet

Por Luciamem Winck

Luciamem Winck

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fala em entrevista ao Correio do Povo sobre o programa de inclusão digital Wi-Fi Brasil.

publicidade

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fala em entrevista ao Correio do Povo sobre o programa de inclusão digital Wi-Fi Brasil, que já atende a mais de 2 milhões de estudantes no país. Observa que a iniciativa é responsável pela instalação de pontos de conexão de internet em escolas, bibliotecas, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e também em praças públicas. Dos mais de 19,2 mil pontos instalados, 13,7 mil foram implantados em escolas públicas.

Ministro, em que consiste e quais as vantagens do Programa Wi-Fi Brasil?

O programa Wi-Fi Brasil oferece, gratuitamente, conexão à internet em banda larga, por via terrestre e satélite, a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social. Já foram instalados 19,2 mil pontos em 3,2 mil municípios, dos quais 13,7 mil em unidades da rede pública de ensino.

Qual a meta para 2022?

Mais de 2 milhões de alunos são beneficiados pelo Wi-Fi Brasil. Deve-se lembrar que a meta para 2022 é levar o projeto a 12 mil escolas, sendo 5 mil localizadas em áreas urbanas e 7 mil em áreas rurais. Algumas dessas escolas já possuem internet de forma precária e terão a qualidade da conexão melhorada.

Há algum projeto para expansão da inclusão digital em escolas públicas?

Até o final do ano, serão entregues 100% das escolas públicas dos ensinos fundamental e médio conectadas com novos pontos do Wi-Fi Brasil. Vale ressaltar que esse número se refere ao escopo do programa e não leva em consideração aquelas unidades educacionais sem acesso à energia elétrica, para as quais será traçado planejamento específico após tratativas com o Ministério de Minas e Energia.

É possível quantificar quantas escolas ainda não têm acesso à Internet no país?

De acordo com levantamento preliminar realizado no âmbito do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado a partir do edital do Leilão do 5G, ainda existem 13,4 mil escolas públicas de ensino básico sem acesso à Internet, sendo 1,4 mil em áreas urbanas e 12 mil rurais. Do total, 4 mil não contam com acesso à rede pública de energia elétrica.

O governo federal tem algum plano para resolver esta questão?

Um projeto piloto vai levar conectividade para 181 escolas de educação básica da rede pública, distribuídas em dez cidades brasileiras. O intuito do piloto é executar todas as etapas do atendimento às escolas, da infraestrutura externa até a rede interna, com o laboratório de informática. A conexão nas escolas, com qualidade e velocidade necessárias ao uso pedagógico, é uma obrigação prevista no Edital do 5G.

Para participar do projeto, as escolas precisam fazer algum cadastro prévio?

Para solicitar a implementação do serviço, a unidade interessada deve encaminhar e-mail para conectividade@mcom.gov.br, informando os dados da escola, como número no INEP e endereço, e as informações de contato para que possa ser agendada a instalação. O atendimento das solicitações depende de análise, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é entre 60 e 90 dias.

Em caso de algum problema de conexão, o Wi-Fi Brasil assegura a manutenção, em especial na área rural?

Tanto nas áreas urbanas quanto rurais, os contratos firmados com as entidades que operacionalizam o programa são na modalidade de prestação de serviços, ou seja, o fornecedor só recebe a contrapartida do Ministério caso o fornecimento do sinal de internet gratuita esteja em pleno funcionamento.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895