Referência de arbitragem

Referência de arbitragem

No universo do futebol, poucos nomes se destacam tanto quanto o de Carlos Alberto Simon, árbitro que ostenta o título de ter apitado o maior número de Copas do Mundo

Vitória Fagundes

Árbitro ostenta o título de ter apitado o maior número de Copas do Mundo

publicidade

Hoje, não apenas como ex-árbitro, mas também como jornalista e comentarista de arbitragem, Simon compartilha com o Correio do Povo memórias marcantes que moldaram sua impressionante trajetória nos gramados.

Quem é Carlos Simon?

Nasci na cidade de Braga, no interior do Rio Grande do Sul. Sou filho de um professor e de uma dona de casa e tenho quatro irmãos.

Pode contar um pouco da sua trajetória como árbitro?

Comecei a trabalhar desde muito cedo, residindo inicialmente no interior de Passo Fundo. Posteriormente, mudei-me para Porto Alegre e dei início à minha trajetória como árbitro de futebol. Em 1984, realizei o primeiro curso de árbitro na Federação Gaúcha de Futebol e, a partir desse momento, não parei mais. Arbitrei nas categorias de base, desde o campeonato juvenil até o júnior, até alcançar o nível profissional na Federação Gaúcha de Futebol.

Em 1992, optei por ingressar no Campeonato Gaúcho. No ano seguinte, em 1993, tornei-me parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 1995, obtive a posição de aspirante da Fifa, e em 1997, alcancei o status de árbitro da Fifa. Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de participar das Olimpíadas em 2000 e fui o único brasileiro a apitar em três Copas do Mundo consecutivas: 2002, 2006 e 2010.

Quantos anos de trabalho no futebol?

Tenho 27 anos de experiência no campo, totalizando 1.198 jogos ao longo da minha carreira. Em diversos momentos, tive a oportunidade de apitar jogos beneficentes, contribuindo para causas sociais durante minha trajetória como árbitro.

Como surgiu a vontade de se tornar árbitro e de ser jornalista?

Como jornalista, formei-me na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 1992. Inicialmente, exerci a profissão cobrindo alguns jogos como imprensa. Em 2012, dei um novo rumo à minha carreira ao tornar-me comentarista esportivo especializado em arbitragem. Curiosamente, minha ligação com o futebol começou com o sonho de ser jogador. No entanto, ao chegar em Porto Alegre, aos 17 anos, e realizar testes para ingressar como jogador, não obtive sucesso. Foi então que, ao apitar um jogo em uma escola técnica, um professor percebeu meu potencial para a arbitragem. Motivado por essa observação, fiz um curso na Federação Gaúcha de Futebol, marcando o início da minha trajetória como árbitro.

No jornalismo, o que marcou o senhor?

Eu sou o único jornalista a comentar 11 finais de Libertadores, um feito histórico. Desde 2012, participei como comentarista em todas as finais da Libertadores da América.

Para quem tem interesse em começar a trajetória na arbitragem ou no futebol, o que você diria?

Para atuar no universo do futebol, é necessário ser um verdadeiro apaixonado por esse esporte. A jornada inicia-se ao realizar um curso na Federação Gaúcha de Futebol, seguido de uma preparação física intensa e constante estudo.

Como você vê o papel da tecnologia na revisão de decisões arbitrais? Essa mudança é benéfica para o esporte?

Eu sou favorável a essa tecnologia que se integrou à nossa vida, como o VAR, uma ferramenta destinada a apoiar a arbitragem. No entanto, acredito que sua aplicação atual está sendo inadequada. O VAR é operado por seres humanos, e, embora seja uma ferramenta permanente, precisa ser aperfeiçoada. Acredito que, com melhorias e ajustes, o VAR pode contribuir significativamente para a melhoria do processo de tomada de decisões no futebol.

Com uma carreira extensa como árbitro, quais foram os momentos mais desafiadores e gratificantes que enfrentou em campo?

Foram 27 anos dedicados ao apito, ao longo dessa trajetória, vivenciei inúmeros momentos gratificantes, além de desafios que foram superados com dedicação e empenho. Entre as conquistas, destaco minha participação em 51 finais de competições de futebol profissional, abrangendo a Recopa, a Super Copa América e a Copa do Brasil, entre outras inúmeras finais. Esses momentos foram muito gratificantes, especialmente o meu primeiro Gre-Nal em 1995, no Estádio Olímpico. Essa experiência não apenas me proporcionou a emoção do clássico, mas também a participação em finais de diversos campeonatos, incluindo a Copa do Brasil.

Qual final o senhor considera a mais memorável e por quê?

Aquela que considero a mais memorável para mim foi a primeira final do Brasileirão em que atuei, em 1998. A disputa envolveu três jogos entre Corinthians e Cruzeiro. Eu optei por arbitrar o primeiro e o terceiro. Em 1997, tornei-me árbitro da FIFA e tive a oportunidade de apitar dois dos três jogos das finais. Esse feito contribuiu significativamente para a minha visibilidade internacional. As partidas eram transmitidas exclusivamente em um canal de televisão, tornando-se um evento assistido por muitos durante as festividades de final de ano. Apitei finais em 1999 e 2000. Em 2002, encerrei essa fase, marcando a última final desse mata-mata. A partir de 2013, uma nova era começou com as finais extraordinárias em São Paulo. Uma das memoráveis envolveu Santos e Corinthians no Morumbi, onde Robinho realizou suas pedaladas. Foi uma experiência marcante em minha carreira como árbitro.

Na Copa do Mundo de 2010, o senhor arbitrou dois jogos na África do Sul. Como foi a experiência de participar e quais foram os desafios enfrentados?

O desafio foi comigo mesmo na terceira Copa do Mundo, sendo o único brasileiro naquela edição e também o árbitro mais velho na competição, uma vez que a FIFA aceitava árbitros até os 45 anos e eu tinha 44 anos. Além de ser um árbitro com duas Copas do Mundo, era o mais velho, o que tornou a preparação extremamente exigente. Tive que abrir mão de muitas coisas, controlar a alimentação, manter o preparo físico e enfrentar testes rigorosos da FIFA. Os assistentes também estavam em ótima forma, tendo participado do Mundial de Clubes em Barcelona, no time do Messi, em 2009, e na Copa de 2010.

A concentração foi intensa, especialmente no jogo de mais alto risco daquela Copa do Mundo, que foi entre Inglaterra e Estados Unidos. Na época, houve ameaça de bomba, tornando a situação ainda mais difícil. Enfrentei uma pressão enorme, inclusive com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos no estádio. A FIFA, ciente do desafio, designou-me para apitar esse jogo, que terminou em 1 a 1, e tudo transcorreu de maneira tranquila.

Posteriormente, apitei a partida entre Alemanha e Gana e fui escalado para apitar a final da competição. No entanto, por questões de protocolo, acabei ficando fora da grande final. Foi, sem dúvida, um desafio monumental em minha carreira.

Nas Olimpíadas de 2000, em Sydney, o senhor apitou partidas cruciais. Como essa experiência se compara às das Copas do Mundo?

As Olimpíadas são maravilhosas, com várias modalidades esportivas. Sempre fui muito conectado ao esporte, acompanhando a abertura no estádio e participando de diversas competições, como jogos de basquete e outras disputas individuais de atletismo. Tive a oportunidade de curtir intensamente esses momentos nas Olimpíadas, participando como árbitro em diversas competições.

O futebol, sendo mais uma modalidade esportiva dentro desse evento grandioso que abrange inúmeras modalidades, foi uma experiência única para mim. A oportunidade de apitar os jogos olímpicos foi tão gratificante que fui selecionado para a Copa do Mundo de 2002.

Na Copa do Mundo FIFA de 2002, você arbitrou dois jogos da fase de grupos. Qual foi a sua abordagem para manter a imparcialidade e a justiça durante partidas tão importantes?

Foi um sonho realizado apitar a Copa do Mundo de 2002, a primeira realizada entre os países do Japão e da Coreia do Sul. O Brasil disputou a primeira fase na Coreia do Sul, onde atuei em dois jogos do clássico europeu: Suécia e Inglaterra, e depois México e Itália. Mantive minha participação até o final da competição.

A FIFA tem o critério de liberar os árbitros das quartas de final caso seus países sejam eliminados. Contudo, devido ao bom desempenho, permaneci na competição, representando a América do Sul. Essa permanência se deu pelo avanço do Brasil, que conquistou o título mundial na Copa do Mundo. Após esse sucesso, tive a oportunidade de trabalhar na final Intercontinental, que envolveu o Real Madrid, campeão da Champions League, e o Olímpia, campeão da Libertadores da América. Fui indicado pela comissão da FIFA para arbitrar o jogo no Mundial de Interclubes.

Participar da Copa América 2007 na Venezuela foi uma experiência única. Quais foram os desafios específicos de arbitrar esse torneio e como você lida com a pressão em competições internacionais?

Em 2001, na Colômbia, houve uma pressão imensa devido à questão da violência, a ponto de a Argentina optar por não participar daquela Copa América. Posteriormente, em 2007, na Venezuela, a pressão persiste, especialmente quando representando o Brasil na arbitragem internacional e no cenário do futebol brasileiro. A responsabilidade era elevada, exigindo condições físicas, mentais, conhecimento e informações adequadas para conduzir a arbitragem de maneira plena.

Durante toda a minha carreira, mantive esses critérios como pilares fundamentais, sempre buscando uma preparação intensa para enfrentar os desafios da arbitragem em sua totalidade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895