Email, um aliado para evitar fraudes durante a Black Friday

Email, um aliado para evitar fraudes durante a Black Friday

Com a chegada da Black Friday, as compras eletrônicas terão um aumento em relação a outros períodos do ano no Brasil. Isso significa que o número de fraudes contra comércios virtuais também aumentará, o que pode ser evitado, através da identificação dos compradores a partir de um simples email

Luciana Lello, Gerente Geral da Emailage para América del Sur

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Por: Luciana Lello, Gerente Geral da Emailage para América del Sur

Com a chegada da Black Friday, as compras eletrônicas terão um aumento em relação a outros períodos do ano no Brasil. Isso significa que o número de fraudes contra comércios virtuais também aumentará, o que pode ser evitado, através da identificação dos compradores a partir de um simples email.

Infelizmente, junto com o aumento das vendas vem o das fraudes. Em 2018, 72% dos negócios online do Brasil admitiram aumento de prejuízos devido ao avanço de fraudes digitais em suas operações. É o que mostrou o Global Identity and Fraud Report, pesquisa realizada pela Experian, que entrevistou mais de 1.000 companhias no mundo. O Brasil aparece como o terceiro maior – atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Diante desse cenário, é natural que as empresas de comércio virtual procurem se proteger, conhecendo melhor seus clientes para não se tornarem vítimas de fraudadores. Uma das formas mais seguras de realizar transações virtuais é conhecer a identidade digital dos comparadores e um dos principais elementos que formam essa identidade é o e-mail, pois seu histórico ao ser analisado é a fonte mais rica de informações que as empresas com transações on-line, solicitam aos consumidores de seus produtos ou serviços.

Mesmo assim, é preciso ter cuidado. Os fraudadores aproveitam a distração dos comerciantes, gerada pelo alto volume de solicitações que precisam processar, durante as altas temporadas de vendas, para se passarem despercebidos em meio a tantos pedidos de compras e realizarem fraudes sem serem detectados.

No entanto, graças aos avanços tecnológicos e ao uso de sistemas de Machine Learning em conjunto com a Inteligência Artificial, é possível classificar o nível de risco dos emails, sua reputação e comportamento durante as transações on-line para identificar solicitações suspeitas e evitar novas fraudes.

No Brasil, as empresas já se deram conta da importância dessa ferramenta. Para se ter ideia, o número de solicitação de análises de e-mails dobrou no comparativo de janeiro a agosto de 2018 com o mesmo período em 2019.

Entre as operações mais recorrentes relacionadas à fraude digital detectadas graças à IA estão:

● Tentativa de compras com e-mails que foram detectados como fraudulentos no passado

● Tentativas de fraude ao comprar com emails recém-criados (sem histórico, portanto, suspeitos)

● E-mails que fazem tentativas de compra em várias lojas ao mesmo tempo ou em um curto período de tempo. Entre outros.

Aplicando as tecnologias corretas para se prevenir fraudes, é possível evitar prejuízos durante as altas temporadas de vendas, como a Black Friday.


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