FOTObibliografia

FOTObibliografia

publicidade

Gosta de ler e aprecia a boa fotografia? Então, não perde a dica do FotoCorreio com os mais recentes livros de fotografia lançados no mercado gaúcho! E fique atento: na próxima quinta-feira, 01 de setembro, acontece o lançamento do primeiro livro que listamos aí embaixo. O evento acontece à partir das 18h30 na Palavraria (Vasco da Gama, 165 - Porto Alegre).


 


Fotojornalismo e Legalidade: 1961


A publicação é fruto da dissertação Historia e fotojornalistmo nas páginas do jornal Última Hora (RS): imprensa e política na crise da legalidade (1961), de Claudio Fachel. Nela, o autor procurou mostrar "como os fotógrafos atuaram e representaram aquele contexto de crise institucional, levando em conta as condições técnicas da fotografia e como estes profissionais de imprensa se colocaram frente aos interesses sociais e políticos daquele momento histórico".


 


Projeto Percurso do Artista: Achutti


O livro faz uma retrospectiva dos 35 anos de carreira do fotógrafo, reunindo imagens que retratam as faces sociológica, antropológica e artística do autor. O catálogo contempla obras expostas na mostra homônima, além de outras fotografias que apresentam um panorama da produção de Achutti, que varia de registros fotojornalísticos a flagrantes cotidianos. Textos do artista e de escritores como Ferreira Gullar, Millôr Fernandes e Donaldo Schuller também compõem a obra.


 


A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo


A obra apresenta fotografias de Felizardo, alguns trabalhos em colagem e outros feitos a partir de nanquim sobre celofane. A publicação é estruturada em seis blocos e conta com textos de Pedro Afonso Vasquez, Paula Ramos e Rubens Fernandes Junior. O livro ainda traz uma Cronologia com a indicação de dados biográficos, participação em exposições e a reprodução de fragmentos de textos críticos de época sobre o trabalho de Luiz Carlos Felizardo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895