Foto Correio

Uma pequena retribuição

É assim que normalmente funciona:


O fotojornalista chega na casa do fotografado, joga uma bolsa cheia de cacarecos em um canto e começa a fazer confusão: Desloca a mobília, mexe na cortina, troca quadros de lugar, invade a privacidade, joga flashes de um lado para outro, pede para ver o quarto, troca de lente, esbarra no criado-mudo e quase derruba um porta-retrato. Se bobear, ainda sobe em cima de mesa e aceita o lanchinho oferecido pelo dono da casa. Quando descobre que já tem "A FOTO", junta o equipamento e vai para a próxima pauta, deixando para trás uma casa de cabeça para baixo.


Por favor, não vejam o exemplo acima como falta de educação ou de empatia, a pressa faz parte do nosso trabalho. O que melhor podemos fazer é transformar o tempo e esforço que nossos retratados nos dedicaram em belas fotos e grandes histórias.


No entanto, quando os sujeitos fotografados doam mais do que alguns minutos, deixam invadir sua privacidade por dias a fio e ainda nos tratam com um carinho e uma presteza inigualável, é necessário fazer um pouco mais.


O casal Ary Castro e Leopoldina Cardoso de Souza recebeu três fotógrafos do Correio do Povo durante a semana que antecedeu o casamento no Asilo Padre Cacique, além de abrir as portas para fotos durante a preparação dos noivos e durante a cerimônia. Por toda essa atenção, que nos rendeu este slideshow, os responsáveis pela cobertura decidiram presentear o casal com algumas fotos da festa. Não é muito, mas é o pouco que pudemos fazer pelo casal.



Foto: Bruno Alencastro