Álcool inicia processo para substituir a gasolina nos automóveis brasileiros

Álcool inicia processo para substituir a gasolina nos automóveis brasileiros

Correio do Povo do dia 22 de dezembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O álcool já estava sendo usado como alternativa de combustível no país.

publicidade

O alcool industrial substituirá a gazolina

Sabem os leitores do “Correio do Povo” que em Cuba, onde ha quasi tantos automoveis quantos os do Brasil, vae a gazolina desapparecendo, batida em toda a linha pelo alcool industrial. Nem é só Cuba que está trocando a gazolina pelo alcool: tambem as ilhas Havahi, a Guyana Ingleza, Natal e o Pernambuco, tambem estes estão movimentando os seus autos e seus caminhões com o alcool da terra e não com a gazolina extrangeira, fetida, ruim e cara. É o caso de nos darmos parabens, a nós mesmos, pois, com tão bons exemplos, tudo faz crer que, não haverá muito, em toda extensão do nosso paiz, todas as machinas em movimento estarão sendo accionadas pelo alcool e não mais pela gazolina.

DIVERSAS

 A prosperidade economica da Allemanha - Os jornaes parisienses apontam em contraposição á baixa do marco e a ameaça de fallencia do Estado do Reich, a actual prosperidade economica da Allemanha. Mostram, por exemplo, que a receita produzida pelos caminhos de ferro em setembro ultimo, accusou um augmento de 90% sobre a receita correspondente a setembro do anno passado. Em relação ao total da receita obtida no primeiro semestre de 1920, o augmento foi de 60,8%. De outra parte, a imprensa franceza observa que as novas emissões de titulos feitas pelo governo allemão se elevaram em outubro ultimo a nada menos de 2.133.790.000 marcos. Só durante os oito ultimos dias, as emissões tinham montado a marcos 112.000.000, accresce ainda que o rendimento das industrias allemãs, accusa uma prosperidade notavel, porquanto os dividendos attingirem geralmente 30%. 

Para desenvolver a Viação Ferrea - O presidente de S. Paulo dirigiu uma mensagem ao Congresso Estadoal, lembrando a conveniencia de ser votada uma lei que autorize a execução de medidas tendentes a incrementar a rede de estradas de ferro do Estado, comprehendendo nessa expressão os ramaes troncos que sirvam as vias ferreas existentes. O Estado irá auxiliar em 50% do material usado.

TELEGRAMMAS

Os exames na Escola de Musica 

Itaquy, 21 - Realisaram-se ante-hontem, os exames de theoria, solfejo, historia da musica e piano, na Escola de Musica desta cidade. Todas as alumnas demonstraram grande aproveitamento, tendo sido enorme a assistencia. O resultado dos exames foi recebido com uma salva de palmas. A directora da Escola, senhorita Laura Regina, foi muito cumprimentada, assim como os maestros José Corsi e Guilherme Fontainha, deante do successo alcançado pela Escola, já em seu primeiro anno de funccionamento. 

O conflicto entre o Peru e o Chile

Santiago, 20 - A resposta do goveno do Chile á ultima nota peruana, resposta essa hoje telegraphada para Lima, diz que o Chile considera aceitaveis todos os meios que conduzam á solução das suas divergencias com o Perú. Não recusa, portanto, a arbitragem, mas acha que é necessario fixar os pontos precisos da questão e determinar sobre que pontos se deve proceder a arbitragem.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de dezembro na história

1952 - Criação do Instituto Brasileiro do Café. 
1955 - Fundação do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos.
1968 - Caetano, Gil e outros músicos são presos na Boate Sucata, no Rio de Janeiro. 
1988 - Assassinato do líder sindical de projeção mundial, Chico Mendes, por fazendeiros do Acre.
1993 - É aprovada na África do Sul uma Constituição Igualitária. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895