Ações de Mussolini causam racha entre deputados italianos

Ações de Mussolini causam racha entre deputados italianos

Correio do Povo do dia 2 de dezembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Mussolini falando no parlamento italiano.

publicidade

O parlamento e o gabinete Mussolini 

Roma, 1º - O advento do fascismo e a politica radical do presidente do conselho, sr. Mussolini, em todas as questões administrativas provocaram uma crise sem precedentes em todos os grupos parlamentares e affectam quasi todas as secções da Camara. O facto de estar o sr. Mussolini resolvido a trabalhar pela salvação do paiz sem a ajuda da Camara dos Deputados, determinou effeitos diametralmente oppostos, mostrando-se uns firmemente a favor dessa attitude e outros em forte opposição. Nota-se ainda como consequencia da actual situação, a tendencia dos grupos parlamentares de abandonar os antigos programmas. 

DIVERSAS

Serviço de bondes - Antes que se tivesse procedido a alteração do itinerario dos bondes da Companhia Força e Luz de Porto Alegre, o carro que saia do fim da linha do arrabalde Parthenon, em primeira viagem, ás 5 horas e 15 minutos, trazia a lotação sempre excedida, chegando á praça Senador Florencio ás 5 horas e 45 minutos, o que dava lugar a que pessoas que necessitavam de tomar os vapores da Companhia Arnt o conseguisse fazer. Mas o novo horario em vigor tem grandes inconvenientes, empedindo por completo não só que pessoas que se destinam a viajar nos vapores da Companhia Arnt, cheguem a tempo, como tambem os operarios nas officinas em que trabalham, pois o atrazo é de 15 minutos. É claro que se alguma alteração se impunha a fazer-se era para que o serviço corresse mais cedo e nunca mais tarde, principalmente agora, que vamos entrar na estação calmosa. 

Collegio Cruzeiro do Sul - Realizou-se ante-hontem, no salão desse collegio o festival de encerramento dos trabalhos do presente anno lectivo. Grande foi a assistencia que affluiu ao acto notando-se entre os presentes varios familiares dos alumnos. 

Imprensa - Hoje, entra em mais um anno de publicidade de “O Progresso”, que apparece na cidade de Montenegro. 

TELEGRAMMAS

O “Correio do Povo”

Santa Maria, 30 - Os ultimos numeros do Correio do Povo têm sido muito procurados, indo muitas pessôas esperal-o na chegada do trem. Sei que alguns delles têm sido vendidos até por 1$000. 

Vigarice 

Pelotas, 1º - Na occasião da chegada do dr. Assis Brasil os vigaristas surrupiaram dos bolsos do capitalista José Thomaz Mendonça de Azevedo, uma carteira contendo seis contos de réis. 

Baile com as danças antigas 

S. Leopoldo, 1º - Realizar-se-á amanhã, no salão da sociedade Orpheu um baile promovido por uma commissão dos srs. Arnaldo Rech e Leopoldo Muller. Segundo o que dizem os convites, as danças modernas não serão permittidas, motivo porque os almofadinhas não terão ingresso no salão. 

Chegou a Genova o sr. Epitacio Pessôa 

Genova, 1º - A bordo do transatlântico italiano “Giulio de Cesare”, chegou hoje a esta cidade, o sr. Epitacio Pessoa, ex-presidente da Republica do Brasil e que irá passar uns dias na Itália.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de dezembro na história

1823 - EUA aprovam a Doutrina Monroe a (América para os americanos).
1825 - Nasce e é apresentado à Corte o futuro Imperador Pedro II. 
1972 - Nasce o nadador Gustavo Borges. 
1982 - Realização do primeiro implante de coração artificial, nos EUA.
1991 - Plebiscito aprova a independência da Polônia.
1993 - Morre o narcotraficante Pablo Escobar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895