Há um Século no CP

A alta abstenção do pleito porto-alegrense

A edição do dia 30 de setembro de 1924, terça-feira, noticiava:

O pleito para a intendência municipal de Porto Alegre verificou um decréscimo significante na afluência dos eleitores às urnas. Do universo já diminuto de votantes, que se calcula entre 3 e 4% da população da capital à época, pouco mais de 40% compareceu
O pleito para a intendência municipal de Porto Alegre verificou um decréscimo significante na afluência dos eleitores às urnas. Do universo já diminuto de votantes, que se calcula entre 3 e 4% da população da capital à época, pouco mais de 40% compareceu Foto : CP Memória

“Realizou-se, anteontem, no município da capital, a eleição para os cargos de intendente, vice-intendente e conselheiros municipais para o quatriênio a iniciar-se a 15 de outubro próximo. Concorreram às urnas o partido republicano, que apresentou chapas para intendente, vice-intendente e sete conselheiros, e a Aliança Libertadora, que também pleiteou os dois primeiros cargos e mais os de cinco conselheiros. [...] Ambos os partidos bastante se esforçaram pela vitória dos seus candidatos [...]. o pleito de domingo último correu sensivelmente frio, havendo grande abstenção por parte do eleitorado. Efetivamente, fazendo-se um confronto entre os eleitores que votaram na eleição de 3 de maio para senador e deputados federais, e os que concorreram às urnas no dia 28 do corrente, verifica-se a seguinte porcentagem, desprezando-se as frações. Em maio: eleitorado, 19.000; votantes, 13.000. Porcentagem destes sobre aquele, 68,5%. Em setembro: eleitorado, 22.000; votantes, 9.500. Porcentagem dos que compareceram, 43%. Como se vê, muito diminuiu o número dos eleitores que concorreram ao último pleito em comparação com o primeiro. Afora isso, registramos satisfeitos que a eleição municipal de domingo correu em absoluta ordem em todas as 54 mesas de que se compõem os 10 distritos do município, reinando cordialidade entre os mesários, fiscais e eleitores de ambos os partidos. [...]”

Identificado autor de atentado

“O dr. Alfredo Barcelos, sogro do general Tertuliano de Albuquerque Potyguara, escreveu uma carta ao seu genro, capitão-de-fragata Leodegardo Luz, comandante da Escola de Marinheiros daqui, dizendo que o general Carneiro da Fontoura, chefe de polícia do Distrito Federal, descobriu os autores do atentado a dinamite para eliminar o general Potyguara. A mesma comunicação adianta que o chefe do ‘complot’ é o coronel reformado Joaquim de Castro, estando ele mais os seus comparsas todos presos.”

O preço do feijão

“[...] O modesto e democrático feijão preto, que constituía o alimento comum das classes pobres, está, pois, atravessando o seu minuto de fastígio. [...] Esta súbita aristocratização da leguminosa plebeia é positivamente inverossímil [...]. Esta transformação do feijão em artigo de luxo [...] está prestes a findar. Com efeito, os excelentes negócios que ele proporcionou no ano corrente estimularam os plantadores, que aumentaram, em largas proporções, as suas roças. [...] Teremos, pois, aqui uma pletora de feijão e uma consequente baixa de preço. [...]”

O dia 30 de setembro na história

1791 A primeira performance da ópera “A Flauta Mágica” acontece dois meses antes da morte de seu autor, Mozart.

1882 A primeira usina hidrelétrica comercial de Thomas Edison entra em operação no Wisconsin, EUA.

1888 Jack, o Estripador faz suas terceira e quarta vítimas em Londres: Elizabeth Stride e Catherine Eddowes.

1917 Nasce em Pernambuco o apresentador e radialista José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha.

1918 As forças insurgentes lideradas por Nestor Makhno derrotam as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano) durante a guerra de independência da Ucrânia.

1924 Nasce em Nova Orleans, EUA, o escritor Truman Capote.

1955 O ator americano James Dean morre em acidente automobilístico na Califórnia.

1966 O Protetorado Britânico da Bechuanalândia, no sul do continente africano, declara sua independência, tornando-se a República de Botswana.

1993 Terremoto de 6.2 de magnitude atinge os distritos de Lamur e Osmanabad, na Índia, matando quase 10 mil pessoas e ferindo 30 mil. É considerado o mais mortal terremoto da crosta terrestre estável já ocorrido.

1999 O segundo pior desastre nuclear do Japão ocorre na usina de Tokaimura, deixando dois mortos.

2000 Muhammad al-Durrah, de doze anos, é baleado e morto na Faixa de Gaza no segundo dia da Segunda Intifada, a revolta palestina contra a ocupação israelense.

2005 A publicação por um jornal dinamarquês de desenhos retratando o profeta Maomé, considerados ofensivos pela comunidade muçulmana, causa uma controvérsia internacional.

2014 A rede social Orkut, muito popular no Brasil durante a década anterior, deixa de operar.

2020 Morre o cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas