A apreciação do futebol em Porto Alegre

A apreciação do futebol em Porto Alegre

A edição do dia 6 de dezembro de 1924, sábado, noticiava

Juliano Bruni

Correspondente de jornal carioca apresenta suas impressões sobre a relação da capital gaúcha com o futebol. Para ele, a organização do esporte em Porto Alegre "caminha a passos largos para uma futura era de progresso e adiantamento que a igualará às suas congêneres de S. Paulo e Rio de Janeiro"

publicidade

“Do seu correspondente em Porto Alegre, o ‘Paiz’ [matutino do Rio de Janeiro] publicou há dias a seguinte interessante correspondência sobre o foot-ball nesta capital: ‘A Associação Porto-Alegrense de Desporto realizou o campeonato de futebol do atual ano com bastante critério e elevado tino administrativo, o que a torna conceituada e querida por todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento físico da mocidade porto-alegrense. [...] sem temores e desenvolvendo o seu programa, caminha a passos largos para uma futura era de progresso e adiantamento que a igualará às suas congêneres de S. Paulo e Rio de Janeiro. [...] Evidentemente, comprovado está que o desenrolar dos matches em Porto Alegre não têm aquela afluência de pessoas como nos campos cariocas. ...] Mas o público desportivo da capital do Estado não se deixa ficar em casa quando a associação anuncia a realização de um match interestadual ou internacional, ou ainda quando o seu “carnet” determina a disputa de uma partida do campeonato da cidade entre dois fortes conjuntos. Nessas ocasiões é que bem de perto se pode fazer um juízo seguro sobre o grau de adiantamento desportivo da cidade. Constata-se logo a preocupação geral pela efetivação do jogo, os prognósticos correm de boca em boca nos cafés, nos cinemas e teatros, nos bondes, nas repartições federais e estaduais, no comércio, nas casas de família, em toda a parte o pressuposto da semana é o jogo de domingo. [...] A imprensa, diariamente, fala sobre o encontro de domingo, noticia os treinos dos contendores e no dia de sua realização abre colunas e incita os batalhadores a se conduzirem com a verdadeira educação esportiva. [...]”

A situação do comércio

“[...] o sr. Americo C. Bastos, do alto comércio local [...] recebendo gentilmente o representante desta folha, se externou da seguinte forma [...]. ‘A situação do comércio rio-grandense, que não vinha sendo folgada em consequência das anormalidades e prejuízos criados pela revolução de 23 e pela recente sedição paulista, agravou-se consideravelmente com o movimento subversivo que lamentavelmente irrompeu há pouco mais de um mês também em nosso Estado. Naturalmente, sendo a ordem o fator indispensável do trabalho, uma vez perturbada inesperada e violentamente, tanto aqui como em São Paulo, as desorganizações subsequentes criaram as incertezas do dia de amanhã, a desconfiança, a retração do crédito [...].”

Calor

“Desde anteontem faz intenso calor nesta capital. Anteontem a temperatura atingiu 36 graus, tendo-se registrado em vários pontos da cidade quatro casos de insolação. Ontem o calor foi mais intenso, registrando-se a temperatura de 38,8 graus às 17 horas.”

O dia 6 de dezembro na história

  • 1546 Fundação de Quito por colonos espanhóis liderados por Sebastián de Belalcázar.
  • 1803 Termina a Revolução Haitiana, insurreição bem-sucedida de auto libertação de escravos contra o domínio colonial francês.
  • 1897 Londres se torna a primeira cidade a contar com serviço de táxis licenciados.
  • 1912 O busto da rainha egípcia Nefertiti é descoberto por uma equipe arqueológica alemã no sítio de Amarna.
  • 1916 As Potências Centrais capturam a capital romena Bucareste durante a Primeira Guerra Mundial.
  • 1917 A Finlândia declara independência do Império Russo.
  • 1921 O Tratado Anglo-Irlandês é assinado em Londres, criando o Estado Livre Irlandês.
  • 1928 O governo colombiano emprega o exército para debelar uma greve de trabalhadores da United Fruits, deixando número desconhecido de mortos.
  • 1953 Nasce no Japão o autor e ilustrador Masami Kurumada, criador dos Cavaleiros do Zodíaco.
  • 1969 Durante uma exibição da banda Rolling Stones no Altamont Free Concert, na Califórnia, uma mulher de 18 anos é morta a facadas por membros do Hells Angels.
  • 1969 Morre no Rio de Janeiro o líder da Revolta da Chibata (1910), João Cândido.
  • 1976 Morre no exílio na Argentina o presidente deposto pelo regime militar brasileiro, João Goulart.
  • 1989 Massacre da Escola Politécnica de Montreal: Marc Lépine, atirador anti-feminista de 25 anos, mata 14 mulheres e depois comete suicídio.
  • 1990 Um jato da Força Aérea Italiana cai sobre uma escola próxima a Bolonha após ser abandonado pelo piloto por um incêndio a bordo, matando 12 estudantes e ferindo outras 88 pessoas.
  • 1992 A mesquita de Babri Masjid, na Índia, é demolida, levando a revoltas que causam a morte de cerca de 1.500 pessoas.
  • 1995 Saquinavir, a primeira droga para tratar a AIDS, é aprovada para uso nos EUA; em 2 anos, a mortes caem de 50 mil para 18 mil anuais.
  • 1998 Hugo Chávez é declarado vencedor nas eleições presidenciais venezuelanas.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895