A chegada das tropas de Flores da Cunha em Caçapava

A chegada das tropas de Flores da Cunha em Caçapava

Correio do Povo do dia 26 de maio de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A coluna de Flores da Cunha era composta de várias forças

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

No municipio de Caçapava 

Caçapava, 25 - As forças do governo que, conforme foi communicado, entraram hontem a tarde nesta cidade, pertencem á columna de Flores da Cunha. Compõe-se ellas do 3º corpo provisorio, do 1º regimento da brigada militar e do 5º esquadrão provisorio de Alegrete. Estão aquellas forças sob o commando do major Raul Amaral Henriques, commandante do 3º corpo provisorio, que se acha aquartelado no edificio do Collegio Elementar e o 1º regimento na Intendencia Municipal. A cavalhada da columna é de cerca de mil animaes. Hoje, foram destacados dois piquetes com a missão de requisitar cavallos no interior do municipio. 

DIVERSAS 

“A Federação” - Seguindo hoje, para o Rio de Janeiro, o dr. Lindolpho Collor, que vae occupar o seu lugar de deputado federal por este Estado, assumirá, interinamente, a direcção da “A Federação”, o dr. Decio Coimbra. 

O pavoroso incendio da Doca - Ainda durante todo o dia de hontem,, debaixo da mesma curiosidade dos populares que enchiam o local, uma promptidão do Corpo de Bombeiros esteve occupada em terminar por completo a extincção do pavoroso incendio da Doca. 

Construcção de predios - A firma constructora de Buenos Aires, Hume e Gostling representada pelo dr. Ricardo Biorn, contratou com o sr. Domingos Demarchi pela quantia de seiscentos contos de réis, a construcção de diversos predios para a moradia de familias, no arrabalde do Moinhos de Vento. 

Objectos perdidos - Depositaram, no escriptorio desta folha: um molho de chaves, encontrado á rua Marechal Floriano; uma medalha encontrada pelo sr. Hugo Azevedo á rua Cascata. Entregamos um sapato de criança ao sr. Gil Pereira Lima. 

O anniversario da independencia da Argentina - O dia de hontem representa uma grande data historica para a Argentina, que commemorou o seu 103º anniversario de sua emancipação politica. 

TELEGRAMMAS

Providencias contra os 

jogos de azar 

S. Paulo, 25 - A Associação Commercial, desta capital, dirigiu um officio ao presidente do Estado, pedindo providencias contra os jogos de azar que estão se alastrando pela cidade. 

Politica rio-grandense 

Jaboticabal, 23 - Agita-se nesta cidade, a idéa de uma grande manifestação de solidariedade aos revolucionarios rio-grandenses, achando-se á frente do movimento, diversas individualidsades de alto relevo do nosso meio social, contando-se, entre ellas, advogxados, medicos, estudantes dos cursos superiores e secundarios. annuncia-se para o proximo domingo, um grande comicio popular em que se farão ouvir, entre outros oradores, os srs. drs. Horoastro Gouvêa e Pedro Doria e professor José de Barros. A commissão promotora está empenhada em angariar donativos, que serão remettidos ao dr. Assis Brasil em signal de completa solidariedade á campanha de reintegração do Estado do Rio Grande do Sul no systema federativo republicano do Brasil constitucional.]

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de maio na história

1934 - Dirigível Graf Zeppelin inicia vôo á América do Sul. 
1946 - Vitória dos comunistas nas eleições da Tchecoslováquia. 
1968 - Primeiro transplante de coração é realizado no Brasil pelo dr. Euryclides de Jesus Zerbini. 
1986 - Morre o apresentador de televisão Flávio Cavalcanti. 
1992 - Instauração pelo Congresso da CPI do esquema PC Farias. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895