A conferência do Conselho Supremo

A conferência do Conselho Supremo

Correio do Povo do dia 8 de maio de 1921, domingo, noticiava:

Lloyd George (E) na saída da conferência do Conselho Supremo

publicidade

A Allemanha e os alliados - A conferencia do Conselho Supremo

As declarações do sr. Lloyd George 

Londres, 6 - O sr. Lloyd George, primeiro ministro britannico, falou hoje, na Camara dos Communs, sobre a conferencia do Conselho Supremo dos alliados que acaba de se reunir nesta capital. O chefe do governo inglez começa referindo-se á importancia da alludida conferencia, e a seguir, insistiu em que a Allemanha estava em falta de numerosos pontos do tratado, demonstrando que a indulgencia consideravel dos alliados nos ultimos annos e as concessões que lhe foram feitas provavam a ausencia absoluta de severidade. Occupando-se da questão do desarmamento da Allemanha, disse o sr. Lloyd George que ella não interessa somente ao tratado de Versailles, mas tambem á calma e ao futuro da Europa. 

DIVERSAS

Prolongamento de estrada de ferro 
Como se sabe, a Intendencia Municipal mandou construir a estrada de ferro do Riacho á Tristeza. Agora está sendo organisado um abaixo-assignado para pedir que essa linha ferrea seja prolongada, passando por Vila Nova, Belém Novo e Belém Velho. Neste memorial os interessados apresentarão dados, fazendo ver as vantagens que haveria em se extender a linha da estrada de ferro do Riacho até Belém Velho. 

Industria Carbonifera - A industria carbonifera no municipio de São Jeronymo progride de anno para anno, promettendo um futuro prospero para aquelle municipio. A escala ascendente que se observa na extracção do carvão faz prever o gráo de progresso que attingirá o municipio de São Jeronymo, na vida economica do paiz, diz a proposito o ultimo relatorio do intendente dali. Existem no municipio de São Jeronymo tres companhias de extracção de carvão.

TELEGRAMMAS

Potencial hydraulico 

Taquara, 7 - De regresso de Canella chegaram Arnaldo Costa Bardt, intendente municipal, e o engenheiro da casa Bromberg e Cia, que ali foram explorar as quédas do Rio Santa Cruz, para o seu aproveitamento como hydraulica e para fornecer luz e energia a esta cidade. 

Congresso de Criadores de Santa Maria 

S. Paulo, 7 - O “Jornal do Commercio” trata do Congresso de Criadores que se realiza em Santa Maria. O jornal elogia a iniciativa dos que promoveram esse Congresso, referindo-se, especialmente, á acção do coronel Alfredo Gonçalves Moreira e Delfino Riet em pról da industria pastoril rio-grandense. Enaltece a seguir, a União dos Criadores, a qual, diz, prestar serviços á criação gaucha que deviam ser imitados em todo o Brasil. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de maio na história

1908 - Serviço militar torna-se obrigatório para homens de 21 a 44 anos, no Brasil.
1941 - Nasce a atriz Betty Faria.
1980 - TSE concede a Ivete Vargas a sigla PTB, disputada também por Leonel Brizola, que acabou criando o PDT. 
1991 - Collor demite Zelia Cardoso de Mello do ministério da Fazenda. 

O dia 9 de maio na história

1920 - Canonização de Joana D’Arc. 
1960 - Autorizada a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos. 
1978 - Aldo Moro, político italiano sequestrado pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto dentro de um automóvel em Roma.
1994 - Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.
1995 - Ebola atinge o Zaire causando a morte de milhares de pessoas.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895