A construção da estrada de Canoas a Sapucaia do Sul

A construção da estrada de Canoas a Sapucaia do Sul

Correio do Povo do dia 14 de novembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Ao leito da ferrovia foi construída a estrada de Canoas a Sapucaia.

publicidade

Estrada de rodagem 

Em vista do contrato celebrado pelo governo do Estado e a Intendencia Municipal de São Leopoldo, foi resolvida a construcção imediata da estrada de rodagem de Canôas a Sapucaia, incluida no plano da viação geral do Estado. Essa via de communicação directa com a visinha cidade de São Leopoldo, tem 12 kilometros de desenvolvimento e correrá sempre parallela ao leito da estrada de ferro. O seu custo está orçado em 145;000$000, sendo 57: 000$000 de obras de arte, ou seja 14 boeiros e 2 pontes com os vãos respectivamente, de 20 metros entre encontros. A Intendencia de São Leopoldo executará os serviços preparatorios e de terraplanagem, e o Estado as obras de arte. Os trabalhos terão inicio no dia 16 do corrente, devendo ser fiscalizado pela Secretaria de Obras Publicas.

DIVERSAS

Illuminação electrica na Tristeza - O sr. Dario Gondran, que obteve a necessaria licença da Intendencia Municipal para explorar o fornecimento de illuminação electrica particular no arrabalde da Tristeza; vae entrar agora num accordo com a Intendencia para fazer o fornecimento de illuminação publica. A usina está sendo construida no logar denominado entrada do córte, proximo á Tristeza. O edificio, todo de material, abrangerá uma area de cem metros quadrados. A usina estará apta para fornecer luz a 500 lampadas de 50 velas cada uma. O motor gerador terá a potencia de 25 “kilowats” e a machina que o accionará, 35 cavallos.

A Mascara - Foi distribuido, mais um numero dessa excellente revista, dirigida pelo nosso collega De Souza Junior. Em sua pagina de honra “Mascara” publica uma photographia do nosso companheiro Roque Callage, acompanhando uma critica sobre seu livro “Chronicas e Contos”.

Greve - Hontem, os operarios da cervejaria Bopp, á rua Christovam Colombo, deixaram de comparecer ao trabalho, declarando-se em greve.

TELEGRAMMAS

Febre Typhoide

Cruz Alta, 13 - Existem, no 8º regimento de infantaria, varios casos de febre typhoide. Dizem os medicos que essa molestia lastra pela falta absoluta de agua e exgotto. A população está alarmada com a frequencia dos casos,

O repatriamento dos restos mortaes dos imperadores do Brasil

Rio, 13 - Está assentado que o couraçado São Paulo que actualmente se encontra na Europa, faça na sua viagem de regresso uma escala em Lisboa afim de conduzir para esta capital os restos mortais dos imperadores do Brasil. Nesse sentido o dr. Ferreira Chaves, ministro da Marinha, deu as necessarias providencias determinando tambem que sejam preparadas acommodações a bordo do mesmo navio caso sua alteza a princeza Izabel e o conde D’Eu effectivarem os seus desejos de acompanhar os despojos do imperador d. Pedro e da Imperatriz D. Maria Christina ao Brasil. Nessa hyphotese lhes será dispensado o devido acolhimento.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de novembro na história

1921 - Morte da Princesa Isabel, que assinou o decreto do fim da escravidão.
1922 - Início da construção da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
1930 - Decreto cria o Ministério da Educação e da Saúde Pública, no Brasil.
1975 - O presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.
2008 - Início da primeira reunião de cúpula econômica do G-20, nos EUA.

O dia 15 de novembro na história

1918 - Gripe espanhola ataca 44% da população do RJ e mata 14.459 pessoas. 1942 - Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Guadalcanal.
1975 - Brasil apoia na ONU boicote ao apartheid sul-africano.
1976 - Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA.
1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895