A crise na Alemanha continua

A crise na Alemanha continua

Correio do Povo do dia 6 de setembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Conflitos entre monarquistas e socialistas intensificavam-se na Alemanha.

publicidade

Continuam os disturbios na Allemanha entre monarchistas e socialistas 

Berlim, 4 - Os operarios invadiram uma sala onde os nacionalistas commemoravam a batalha de Sedan, apezar da prohibição do governo. Foram trocados tiros, saindo dez pessoas feridas, algumas gravemente. 

Berlim, 5 - Durante um conflicto em Coburgo, entre monarchistas e republicanos, foram feridos gravemente algumas creanças. O partido do centro esteve reunido hoje, afim de tratar da situação interna. O chanceler sr. Wirth, em meio de grandes applausos, fez importantes declarações sobre a politica do governo, affirmando que está disposto a empregar todos os meios contra os elementos reaccionarios que pretendem derrubar as instituições democraticas.

DIVERSAS

Abolição da escravatura de Porto Alegre - Faz, hoje, 37 annos que Porto Alegre, por intermedio do presidente da provincia, conselheiro José Julio de Albuquerque Barros, declarou a libertação de seus escravos. 

Comité cearense - Conforme noticiámos, realisou-se ante-hontem, sob a presidencia do major Tancredo Mello e secretariado pelo nosso collega dr. Figueiredo Filho, uma reunião do “Comité Cearense”. Nessa reunião, além de outros assumptos, ficou deliberado o “Comité”, sendo selente de que o saudoso escriptor cearense, Jose Arthur Montenegro, fallecido na cidade do Rio Grande a 3 de abril de 1901, deixou uma obra inédita, intitulada - “Historia da guerra da Triplice Aliança contra o governo do Paraguay” - um dos seus trabalhos de maior vulto e que é considerado o mais completo sobre esse assumpto, procurará entender-se com a exma. viuva do escriptor patricio, afim de, sob o patrocinio dessa aggremiação, ser publicada a referida obra.

Sociedade Beneficente Caldas Junior - De accordo com a alinea b do artigo I de seus estatutos, foi, hontem, entregue ao socio da Sociedade Beneficente Caldas Junior, sr. Anselmo de Castro, artista graphico de nossa officina, a quantia de 50$000 a que tinha direito por morte do seu filho Manoel. O valor foi pago pela diretoria.

TELEGRAMMAS

O problema russo 

Impressionante o quadro de horrores de Volga 

Riga, 5 - “É realmente a mesma a situação de miseria que reina entre os flagellados das cidades da região do Volga. Outras cidades apresentam quadros identicos de terror. As estações ferroviarias estão apinhadas de refugiados, entre os quaes se encontram homens, mulheres e crianças quasi a morrer de typho, cholera e fome. Os comités de evacuação estão tentando conduzir alguns retirantes para Moscou e Petrogrado, tirando o maior proveito dos limitadissimos meios de tansportes ferro-viarios e fluviaes de que dispõe. Os flagellados estão ameaçados de um inverno sem alimentos, sem abrigo e sem roupas. Numerosas familias de camponezes, com carros puxados por camellos e cavallos, estão chegando em estado de exhaustão

Riga, 5 - Um radiogramma procedente de Moscou informa que foram executadas, em Petrogrado, a 24 de agosto ultimo, 61 pessoas compromettidas na conspiração contra o regimen communista. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de setembro na história

1839 - Miguel Congo, chefe quilombola, é enforcado no Rio de Janeiro. 
1922 - O Hino Nacional, letra de Osório Duque Estrada é oficializada. 
1974 - Realização do primeiro Congresso dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo. 
1979 - Leonel Brizola retorna ao país após 16 anos exilado.
1998 - Morre o cineasta japonês Akira Kurosawa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895