A despedida do Rei da Bélgica do Brasil

A despedida do Rei da Bélgica do Brasil

Correio do Povo do dia 20 de outubro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O presidente da República, Epitácio Pessoa, com a tripulação do couraçado São Paulo, que transportou o rei da Bélgica para o seu país de origem.

publicidade

A viagem dos reis da Belgica ao Brasil 

Rio, 19 - O presidente da Republica offereceu, em nome do governo, á rainha e ao principe Leopoldo, antes da sua partida para Minas e São Paulo, varios objectos de valor. Ao rei Alberto foram offerecidas uma preciosa e valliosa colleção de turmalinas; colecção de objectos indigenas; os actos referentes ao recenseamento geral da Republica reunidos em volumes luxuosamente encadernados e encerrados numa caixa de madeira com incrustações de bronze; um magnifico retrato do soberano em esmalte; uma variada colecção de madeiras do Brasil; dous volumes caprichosamente encadernados da Constituição e Codigo Civil Brasileiro e uma vasta collecção de palmeiras, offerta do prefeito municipal. Á rainha foram offerecidos pelo presidente da Republica cinco brilhantes brasileiros de varias côres encerrados num artisitico escrinio de agatha brasileira com fechos de platina e diamantes nacionaes.

DIVERSAS

 4 ª Exposição de flôres - Será inaugurada hoje, prolongando-se por tres dias, a 4ª Exposição de Flôres. Esse certamen, que ha quatro annos vem se realisando por inciaitiva do major Orlando Motta, tem cooperado bastante para intensificar, entre nós, o cultivo de flôres. De exposição para exposição tem-se verificado o grau de adeantamento a que chegou aqui a floricultura, havendo já floricultores que possuem belissimos specimes. Ter-se-á disso um attestado com o certamen a inaugurar-se hoje e que, a se julgar pela animação reinante, não será em nada inferior aos anteriores. Para esse fim muito se esforçou a commissão organisadora. O appello feito pór essa commissão foi solicitamente attendido pelos amantes da floricultura, motivo porque é certo o exito da 4ª Exposição de Flôres. Este anno, a exposição realizar-se-á no novo palacio do governo, cedido gratuitamente pelo dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Á disposição da commissão organisadora foram postas seis salas do andar terreo do grande edificio, todas vastas, prestando-se perfeitamente para a exposição. A noite, as referidas salas serão féericamente illuminadas. Este anno foi dada á exposição de flores um tom mais atraente.

Banco do Commercio - Já estão sendo levantadas as paredes do edificio mandado construir á praça Dante, esquina da rua Julio de Castilhos, em Caxias para a installação definitiva da filial do Banco do Commercio, a cargo do sr. Augusto Gavioli.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Pelotas, 18 - Foi empossada, festivamente, hontem, a directoria do Club Federalista, sob a presidencia do dr. Miguel Oliveira Leite. Fallaram diversos oradores. O auditorio fez grande manifestação de applausos á candidatura do dr. Pinto da Rocha.

A fundação do municipio

Ijuhy, 19 - Passa hoje o 30º anniversario da fundação da então colonia Ijuhy. Ao romper da Alvorada, foi a população despertada com bombas e foguetes, tocando por essa occasião diversas bandas de musica. Ás 10 horas, formou o Grupo Escolar com 300 alumnos, fazendo uma passeata pelas principaes ruas da villa. Ás 18 horas haverá retreta na praça Júlio de Castilhos. Á noite, realizou-se um baile de gala nos salões do Club Ijuhy. São numerosos os telegrammas de congratulações enviados daqui, aos dr. Augusto Pestana e coronel Antonio S. de Barros, que se acham ahi.

Hospital de Caridade

Passo Fundo, 19 - A directoria do Hospital de Caridade tomou a iniciativa da fundação de uma pharmacia propria, já tendo feito encommenda dos medicamentos precisos. Foi adquirido um bom instrumental cirurgico.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 20 de outubro na história

1916 - Inauguração da Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro.
1916 - Termina a Guerra do Contestado.
1947 - Brasil rompe relações com a URSS.
1979 - Luís Carlos Prestes retorna ao país, após 10 anos de exílio. 
1984 - Mário Firmenich, líder montonero, preso no RJ, é extraditado em sigilo para a Argentina. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895