A economia alemã

A economia alemã

Correio do Povo do dia 18 de março de 1924, terça-feira, noticiava:

Correio do Povo

O parlamento alemão marcou as eleições para 4 de maio de 1924

publicidade

A situação na Allemanha - Foram marcadas para maio as eleições para o Reichstag

Berlim, 14 - Foi concluído um accordo entre o Reischbank e os Bancos privados para assegurar a participação destes estabelecimentos no consortium bancario, encarregado da subscrição publica das acções do Banco de Credito Ouro, na importancia de cinco milhões esterlinos.

Berlim, 15 - A circulação fiduciaria do Reischbank attingia, em 7 do corrente, a 612.886.150 billiões, havendo, portanto, um aumento de 24.993.624 billiões.

Berlim, 15 - Foi fixada a data de 4 de maio próximo futuro para as eleições geraes, afim de que o Reichstag se possa reunir na terceira semana de maio.

DIVERSAS

Politica rio-grandense

O “Jornal do Brasil” publica a seguinte nota: “Confirma-se, ao que se sabe, a próxima viagem do general Setembrino de Carvalho ao Rio Grande do Sul, onde vae fiscalizar o pleito federal de maio vindouro. “Quando os contendores da campanha gaúcha assignaram a paz de Pedras Altas ficou estabelecido que a eleição dos representantes do Rio Grande no Senado e na Camara federal se faria sob a fiscalização do governo federal pelos seus mandatarios autorisados. Era esse o meio de assegurar a maior liberdade e lisura num pleito em que os adversarios mediram forças, decidindo quem realmente estava com a razão, isto é, quem é que falava justamente em nome da maioria do povo gaúcho.

“O sr. Assis Brasil foi o primeiro a pôr a questão nos seus devidos termos— a direcção á maioria do povo nos regimens democraticos. Se o sr. Borges está com a maioria a elle cabe continuar no poder; mas se assim não acontecer, veriricando-se que o maior numero apoia o sr. Assis Brasil, então, ao sr. Borges caberá renunciar uma funcção em que será considerado usurpador.

“Restava que a eleição fosse correctisssima. Nós sabemos como no Brasil todos os Estados, positivistas ou não, se curvam aos mesmos processos eleitoraes. O governo tem sempre sua machina votante e não perde eleição.

TELEGRAMMAS

O Uruguay nas Olympiadas de Paris

Montevide’o, 15 - Parte hoje para a Europa o team uruguaio que vae representar esse paiz nas olympiadas de Paris. Acompanha os jogadores, na qualidade de delegado da Associação Uruguaya de Foot Ball, o sr. Asdrubal Casas.

A presidencia da Associação Uruguaya de Foot-Ball Montevide’o

Montevide’o, 15 - Em assembleia realizada hontem pela Associação Uruguaya de Foot-Ball, foi reeleito o dr. Attilio Narancio.

Um match entre hespanhóes e portuguezes

Barcelona, 17 - Os scratches militares hespanhol e portuguez jogaram aqui um match de foot-ball, vencendo os portuguezes por 5 a 2.

O tennis - a disputa da Taça Davis - Concorrerão 21 nações

Nova Iorque, 17 - Estão inscriptas 21 nações para a disputa da Taça Davis no torneio de tennis. O Mexico foi o último paiz a inscrever-se.

O cyclismo na Italia

Milão, 17 - O cyclista Linari ganhou a corrida de Milão a São Remo contra oitenta concurrentes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de março na história

  • 1837 - Regente Feijó baixa decreto sobre crimes de Liberdade de Imprensa.
  • 1858 - Estrada pavimentada, a primeira, União e Indústria, liga Petrópolis a Pedro do Rio, no Rio de Janeiro.
  • 1871 - Comuna de Paris, primeiro ensaio de regime socialista.
  • 1913 - Nasce René Clement, cineasta francês.
  • 1977 - Morre José Carlos Pace, piloto de automobilismo (Fórmula 1).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895