A indicação de Ruy Barbosa para o Tribunal de Justiça Eleitoral

A indicação de Ruy Barbosa para o Tribunal de Justiça Eleitoral

Correio do Povo do dia 18 de setembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Comissão do Senado cumprimenta o senador Ruy Barbosa por sua eleição para a Corte Permanente de Justiça Internacional.

publicidade

A eleição do senador Ruy Barbosa para o Tribunal de Justiça Internacional 

Rio, 16 - Na sessão de hoje do conselho municipal, o intendente Brenno Santos justificou a seguinte indicação: “Considerando que no Districto Federal tem o senador Ruy Barbosa passado a maior parte de sua vida, toda de devotamento á causa do bem patrio; Indico: seja a mesa do conselho municipal autorizada a providenciar junto aos poderes competentes, associações, Municipalidade do Districto Federal e Estados da União afim de, por iniciativa deste mesmo Districto, ser realizada uma grande manifestação ao senador Ruy Barbosa pela sua quasi unanime eleição para membro effectivo do Tribunal Permanente de Justiça Internacional”. A indicação para o cargo, foi approvada unanimemente.

DIVERSAS

Banco Pelotense - Está chegando a seu termo a construcção do edificio destinado á filial do Banco Pelotense, de Alegrete, que a direcção desse instituto de credito mandou erigir á Praça 15 de Novembro, canto da rua Ypiranga, ou seja, num dos pontos mais centraes e movimentados de Alegrete. A convite do dr. Gastou Dressard, engenheiro-director das obras, pessoas ali residentes visitaram o moderno predio, cujo andar superior está, por assim dizer, terminado. 

Federação dos Estudantes Republicanos do Rio Grande do Sul - Os academicos da Escola Medico-Cirurgica, attendendo ao convite do dr. Teixeira Netto, reuniram-se hontem, em sessão extraordinaria, afim de tratarem da attitude que devem tomar relativamente á successão presidencial. Tomando a palavra o dr. Teixeira Netto, recentemente formado por esse estabelecimento, depois de commentar a crise politica, disse que iria reorganisar a antiga Federação.

TELEGRAMMAS

Installação hydro-electrica 

Foi assignado o contracto

Ijuhy, 17 - Foi assignado contracto, entre a Intendencia Municipal e a Companhia Commercial da Suissa para a installação hydro-electrica de força de 390 cavallos.

A nossa exportação de banha 

Rio, 17 - Felizmente a nossa exportação de banha que tanto decresceu o anno passado tem augmentado nestes ultimos tempos animadoramente. Certamente, ate o fim do exercicio não conseguiremos, apezar, disso, egualar o total com o de 1919 que foi o anno das nossas melhores transaçoes commerciaes. Mas com referencia á banha, differença a mais, sobre o anno passado será bem grande e a differença a menos sobre a anterior bem reduzida. O Rio Grande do Sul, cujo producto por sua pureza e qualidade, tem logrado preferencia. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de setembro na história

1904 - Fundação do América Futebol Clube. 
1905 - Nasce a atriz sueca Greta Garbo.
1943 - Benito Mussolini anuncia criação da República Fascista Italiana. 
1950 - Inauguração do primeiro canal da TV Tupi.
1970 - Morre o guitarrista Jimmi Hendrix. 
1987 - Morre o general Golbery do Couto e Silva

O dia 19 de setembro na história

1835 - Inicia a Guerra dos Farrapos.
1854 - Petrópolis passa de Vila a Cidade, no Rio de Janeiro.
1928 - Primeira exibição de Mickey Mouse, de Walt Disney. 
1950 - A ONU se recusa a aceitar a China. 
1956 - Lei autoriza JK a transferir a capital federal para Brasília. 
2001 - Morre o ator Cláudio Mamberti.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895