A liderança de Luís Carlos Prestes no levante gaúcho

A liderança de Luís Carlos Prestes no levante gaúcho

A edição do dia 4 de novembro de 1924, terça-feira, noticiava:

Juliano Bruni

Desde o início do levante nas Missões o nome de Luís Carlos Prestes esteve em primeiro plano. Como líder dos revoltosos, comandou a tomada de Santo Ângelo e atuou na divulgação dos propósitos e intenções do movimento, defendendo sobretudo a deposição do presidente da República, Artur Bernardes

publicidade

“[...] A população de Santo Ângelo ainda dormia quando, na madrugada de 29 do mês findo, foi bruscamente despertada por deflagrações que desde logo se verificaram ser de fuzis de guerra. Eram 2 horas. À testa dos sediciosos, o capitão Luiz Carlos Prestes começou a agir, intimando por meio de ofício o intendente municipal a entregar todo o armamento e munição existentes na sede do município, no que foi obedecido, ficando o edifício da municipalidade guardado pela própria polícia local. Auxiliado pelo tenente Portella, o chefe da sedição deliberou, na mesma manhã, o ataque à villa de Ijuhy. Para aí seguiu uma força, que voltou depois de se apoderar de algum material rodante da estrada de ferro. Automóveis da praça de Santo Ângelo, em número aproximado a 60, foram requisitados para transporte dos sediciosos. Conforme detalhes fornecidos por pessoas que se retiraram do lugar, o capitão Prestes abandonou a vila de Santo Ângelo, entregando-a ao comerciante Wenceslau Pereira, que tomou parte na revolução de 1923. Calcula-se em 1.200 o número de rebeldes, civis em sua maioria. [...] Mal a vila de Santo Ângelo se transformou em praça revoltada, começaram a ser distribuídos boletins que davam conta dos propósitos do levante militar, visando, em primeiro lugar, a deposição do atual governo da República. Nesse documento, Prestes declara que o movimento no Rio Grande do Sul obedece à direção do general Izidoro Dias Lopes [...] com o auxílio de forças revolucionárias [...] e bem assim os ex-revolucionários Honorio Lemes e Zeca Netto. [...]”

O declínio do “foot-ball”

“[...] compete-nos [...] verberar o procedimento de certos elementos, que, desprezando os mais rudimentares princípios de disciplina esportiva e olvidando o respeito e o acatamento devidos às decisões do juiz, estão contribuindo para criar uma atmosfera de antipatias [...] Hoje em dia, [...] poucas — raríssimas mesmo — são as famílias que se abalançam a ir assistir a um prélio esportivo [...]. Por outro lado, enorme é a dificuldade em que se veem os dirigentes dos clubes para encontrarem um sportman, melhor, uma ‘vítima’ que queira refereear uma partida, no decorrer da qual ficará sujeito a toda sorte de vexames e humilhações. E é por essas e outras que o foot-ball entre nós marcha em franco declínio.”

Tentativa de suicídio

“A anarquista Germaine Berton, alcunhada a ‘Virgem Vermelha’ e que assassinou há tempos o ‘líder’ realista Marius Plateau, secretário da ‘Action Française’ nesta capital [Paris] [...] foi encontrada agonizante no interior da catedral de Notre Dame de Paris, tendo ingerido uma dose de veneno. [...] atentara contra a vida devido a não ser correspondida em seus amores.”

O dia 4 de novembro na história

  • 1737 O Teatro di San Carlo, a casa para ópera mais antiga da Europa ainda em uso, é inaugurado em Nápoles.
  • 1780 Começa a Rebelião de Tupac Amaru II dos povos aymara e quéchua contra o domínio espanhol no Peru.
  • 1847 O médico escocês Sir James Young Simpson descobre as propriedades anestésicas do clorofórmio.
  • 1921 O primeiro-ministro japonês Hara Takashi é assassinado a facadas em Tóquio por um nacionalista de direita.
  • 1922 O arqueólogo britânico Howard Carter e sua equipe descobrem a entrada da tumba do faraó Tutankamon no Vale dos Reis, no Egito.
  • 1924 Nellie Tayloe Ross, do estado de Wyoming, se torna a primeira mulher eleita para governadora nos EUA.
  • 1956 Tropas da URSS invadem a Hungria para pôr fim à sedição iniciada uma semana antes. A Revolução Húngara terminou com milhares de mortos e cerca de 250 mil emigrados.
  • 1966 O rio Arno transborda e inunda Florença, desalojando milhares de pessoas e destruindo obras de arte. Veneza registra o recorde de “acqua alta”, o nível das águas na cidade, em 194cm.
  • 1969 O escritor, guerrilheiro e militante marxista Carlos Marighella é assassinado pela polícia em São Paulo.
  • 1970 Salvador Allende assume a presidência do Chile e se torna o primeiro marxista chefe de Estado da América Latina.
  • 1973 Como consequência da Crise do Petróleo, a Holanda registra o primeiro domingo de proibição de carros nas ruas.
  • 1980 Ronald Reagan é eleito o 40º presidente dos EUA.
  • 1995 O presidente israelense Yitzhak Rabin é assassinado por um ultranacionalista judeu em Tel Aviv.
  • 1995 Morre em Paris o filósofo francês Gilles Deleuze.
  • 2001 O primeiro filme da série Harry Potter é lançado em Londres.
  • 2008 Barack Obama se torna o primeiro afro-descendente eleito presidente dos EUA.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895