Há um Século no CP

A opinião do deputado federal Getúlio Vargas sobre a prisão de Honório Lemes

Da edição de 17 de outubro de 1925, sábado, edição n. 247

O representante gaúcho na Câmara elogiou a ação das autoridades e afirmou ser necessária a deposição das armas pelos revolucionários que ameaçam a República
O representante gaúcho na Câmara elogiou a ação das autoridades e afirmou ser necessária a deposição das armas pelos revolucionários que ameaçam a República Foto : CP Memória

“Na primeira parte da sessão da Câmara, falou o sr. Getúlio Vargas sobre a rendição de Honório Lemes. Declarou que as orações, há dias proferidas na Câmara, deixavam transparecer que Honório fora vítima de uma emboscada. Contesta que a rendição se tenha dado de tal modo, como nada mais sendo que um episódio no novo plano revolucionário tramado no Rio Grande e que não era surpresa, pois eram conhecidos os preparativos que vinham sendo feitos e no qual estavam envolvidos Leonel Rocha, Inocêncio Silva e outros. Declara que o desenlace ocorrido com Honório foi devido ao fato de só este ter mantido a palavra de combinação. O orador refere-se à ação do dr. Flores da Cunha, elogiando o gesto que este teve quando aprisionou Honório. Assevera que, nesse gesto, há um evidente anseio de paz para o congraçamento que paira nos corações brasileiros. Pensa ser mister que os revolucionários deponham as armas e reconheçam a autoridade da lei. Respondendo a um aparte, diz também ser contrário às violências, partam de quem quer que seja. Termina lendo as narrativas dos drs. Flores da Cunha e Oswaldo Aranha sobre a rendição de Honório, a fim de que conste da ata. O sr. Adolpho Bergamini fala em seguida e, referindo-se ao brado ‘pró-pace’, diz que ele parte do Rio Grande. [...]”

_

Presente de Natal

“Segundo se diz nos círculos bem informados do Rio, o governo pretende fazer-nos uma surpresa de Natal. O presidente da República, tomando os hábitos clássicos de papá Noel, visa colocar sorrateiramente nos sapatos velhos que a Nação irá depositar no fogão do Catete o desejado decreto suspendendo o estado de sítio. Assim, para o ano que vem, se Deus quiser e se a paz reinar no país, como todos desejamos e havemos mister, a República entrará no regime constitucional. É verdade que ainda não poderá envergar a nova Carta, como quem exibe um vestido novo. Mas já é alguma coisa que lhe permitam usar a antiga, que poderá não ser muito da moda, mas, em todo o caso, não compromete o decoro público. São, pelo menos, essas as disposições do governo, e esperemos que nada as venha contrariar. Se tivermos juízo, se nos comportarmos bem à mesa, papá Noel não deixará de dar-nos a merecida recompensa. Vamos, pois, desde já, preparando os velhos sapatos para receber a dádiva.”

_

S. Francisco de Paula
“Foi assinado ontem o contrato entre o dr. Odon Cavalcanti, intendente de São Francisco de Paula de Cima da Serra, e a Companhia Brasileira de Eletricidade Siemens-Schuckert S. A., de Porto Alegre, para a construção de uma usina hidroelétrica de um total de 100 H.P. efetivos, consistindo em dois grupos, no rio Santa Cruz. O comprimento da linha de transmissão é de cerca de 20 quilômetros, com uma voltagem transmissora de 10.000 volts. A energia nas instalações domiciliares de luz e força terá a voltagem de 220 volts, 50 ciclos, corrente alternada trifásica. A firma construtora obrigou-se, pelo contrato, a executar a instalação de acordo com os preceitos técnicos mais modernos e aperfeiçoados. A iniciativa do dr. Odon Cavalcanti em dotar o município que administra e para cujo melhoramento há três anos vinha envidando todos os esforços terá grandes vantagens para S. Francisco de Paula. A indústria daquela zona serrana, lutando até agora com sérias dificuldades em vista da deficiência dos meios de progresso ali existentes, terá com este empreendimento um surto de grande desenvolvimento. Toda a obra deverá ser inaugurada e entregue à Intendência durante o ano de 1926, após recebida pelas Obras Públicas do Estado ou por um representante da Escola de Engenharia de Porto Alegre. O custo total da obra será de 154:000$000. [...]”

_


Primeiras edições

Da edição de 17 de outubro de 1895, quinta-feira, n. 15


Pitoresco Belém Velho

“Como há dias noticiáramos, acaba de ser estabelecida uma linha de diligências entre esta capital e a pitoresca freguesia de Belém Velho. São proprietários da empresa os srs. Pereira & C. No próximo domingo será iniciado o serviço, saindo daqui uma diligência às 7 horas da manhã e voltando de Belém às 5 da tarde. Durante o corrente mês, a diligência fará viagens aos domingos, terças, quartas e sábados. Aos domingos, será observado aquele horário. Nos demais dias, a diligência sairá de Belém Velho às 7 horas da manhã e daqui às 4 e meia da tarde. De novembro em diante, o horário será outro. As passagens custam 2$000, viagem simples. A diligência sairá do Campo da Redenção, esquina da Azenha [...].”

_

Iluminação

“Uma reclamação: A iluminação pública dos subúrbios não está sendo feita com a devida regularidade. Um morador da rua Benjamin Constant informa-nos que ali os lampiões respectivos são sempre acesos tardiamente, às 8 horas da noite, quando o são. Providências.”

O dia 17 de outubro na história

  • 1806 O líder da Revolução Haitiana e primeiro imperador da nação, Jacques I é assassinado após governo opressivo.
  • 1814 Um tonel da cervejaria The Meux & Co's Horse Shoe, em Londres, se rompe, causa a ruptura de outras cubas e quase um milhão e meio de litros de cerveja alaga e destrói casas, matando oito pessoas.
  • 1847 Nasce no Rio de Janeiro a compositora, pianista e primeira regente mulher do Brasil, Chiquinha Gonzaga.
  • 1849 Morre em Paris o pianista e compositor polonês Frédéric Chopin.
  • 1907 A companhia britânica fundada pelo engenheiro italiano Guglielmo Marconi inicia o primeiro serviço transatlântico sem fio.
  • 1912 Grécia, Sérvia e Bulgária juntam-se a Montenegro e declaram guerra ao Império Otomano, iniciando a Primeira Guerra dos Bálcãs.
  • 1931 O gângster americano Al Capone é condenado a 11 anos de prisão por evasão fiscal.
  • 1933 Albert Einstein foge da Alemanha nazista e muda-se para os Estados Unidos.
  • 1933 A primeira edição da revista semanal Newsweek começa a circular nos EUA.
  • 1943 O campo de concentração de Sobibor, na atual Polônia, é fechado.
  • 1945 Grande mobilização operária e sindical em Buenos Aires exige a libertação do então coronel Juan Domingo Perón no chamado Dia da Lealdade.
  • 1956 A primeira usina nuclear comercial é inaugurada pela rainha Elizabeth II em Sellafield, Inglaterra.
  • 1961 A polícia francesa massacra entre 200 e 300 argelinos que viviam em Paris.
  • 1969 Um dos quadros do pintor italiano Caravaggio é roubado de um oratório em Palermo, na Sicília.
  • 1970 Terroristas do Fronte Nacional do Quebec matam o vice-premiê da região canadense e ministro do trabalho, Pierre Laporte.
  • 1973 Crise do petróleo: a Organização dos Países Produtores de Petróleo lançam embargo contra países que colaboraram com Israel durante a Guerra do Yom Kippur.
  • 1994 O jornalista russo Dmitri Kholodov é assassinado enquanto investigava corrupção nas forças armadas.
  • 2019 Começa no Líbano a Revolução de 17 de Outubro, série de protestos civis contra medidas financeiras do governo.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas