Há um Século no CP

A posse da nova intendência da Capital

A edição do dia 15 de outubro de 1924, quarta-feira, noticiava:

Após 27 anos, o intendente José Montaury deixava o cargo máximo da cidade. Otávio Rocha, escolhido em pleito algumas semanas antes, toma posse e uma fase da história porto-alegrense se encerra
Após 27 anos, o intendente José Montaury deixava o cargo máximo da cidade. Otávio Rocha, escolhido em pleito algumas semanas antes, toma posse e uma fase da história porto-alegrense se encerra Foto : CP Memória

“Assumem, hoje, o governo municipal de Porto Alegre os candidatos sufragados pela maioria nas eleições de 28 de setembro último. O dr. José Montaury de Aguiar Leitão, que durante trinta anos ininterruptos exerceu a chefia do executivo municipal, passará o exercício do cargo ao seu substituto legal, dr. Octavio Rocha, major reformado do Exército, engenheiro militar e ex-deputado federal. A vice-intendência, cargo de nomeação até o presente, passará às mãos do sr. major Alberto Bins, eleito no mesmo comício. Também o Conselho Municipal, renovado pelos sufrágios do último pleito, tomará posse hoje. A administração que hoje se inicia, sob uma expectativa benevolente, poderá realizar obra de verdadeiro vulto e merecimento, em benefício do progresso de Porto Alegre. O surto excepcional das iniciativas privadas que desde muitos anos alargaram em realizações de incontestável importância, merece, em verdade, de encontrar, na administração pública municipal, uma justa correspondência dos seus esforços e mais dilatadas probabilidades à sua expansão. Patentes a todos os olhos, as necessidades do município oferecem a quem se proponha resolvê-las o caloroso apoio da população [...]”

Marte

“Todo o mundo — falando nos países cultos — se interessou, deveras, pelo planeta, cuja aproximação da Terra era, desta vez, a maior possível. Milhões de olhares se voltaram, nos últimos dias de agosto, para Marte, nosso companheiro de sistema planetário. E como fosse rara a oportunidade de se desvendar o mistério do astro, não houve observatório astronômico que não se preparasse para sondá-lo mais de perto ...] assim como não houve providência que não se tomasse para facilitar a ansiosa observação científica. [...]”

Violenta ressaca

“Uma violenta ressaca destruiu, totalmente, o calçamento da praia de Copacabana, cujas obras, realizadas no governo Epitácio Pessoa, se elevaram à importância de 7 mil contos de réis. Na Avenida Beira-Mar, a violência das águas atingiu as residências particulares, inclusive o Gloria Palace Hotel.

“O sr. Alaor Prata, prefeito do Distrito Federal, percorreu as praias de Copacabana e do Leblon, verificando os grandes estragos causados pela última ressaca.”

O dia 15 de outubro na história

  • 70 a.C. Nasce o poeta latino Virgílio, autor, entre outros, do épico “Eneida”.
  • 1529 Termina o Cerco de Viena com a derrota otomana pelas forças austríacas e a interrupção da expansão turca na Europa.
  • 1582 Começa a adoção do calendário gregoriano, gradualmente implantado em praticamente todos os países.
  • 1793 A rainha francesa Maria Antonieta é julgada e condenada acusada de traição.
  • 1815 Começa o exílio de Napoleão Bonaparte na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul.
  • 1844 Nasce na Saxônia o filósofo Friedrich Nietzsche.
  • 1888 A carta conhecida como “From Hell”, supostamente enviada por Jack, o Estripador, é recebida pelos investigadores.
  • 1917 Morre a dançarina e cortesã holandesa Mata Hari, executada na França por fuzilamento após ser condenada por espionar para a Alemanha.
  • 1923 Nasce em Santiago de Las Vegas, Cuba, o escritor e jornalista italiano Italo Calvino.
  • 1926 Nasce em Poitiers o historiador e filósofo francês Michel Foucault.
  • 1928 O dirigível Graf Zeppelin completa seu primeiro voo transatlântico aterrizando em Nova Jérsei.
  • 1938 Nasce na Nigéria Britânica o músico e ativista Fela Kuti.
  • 1966 O Partido Pantera Negra é fundado pelos estudantes Bobby Seale e Huey P. Newton em Oakland, Califórnia.
  • 1979 Um golpe de estado derruba o presidente salvadorenho Carlos Humberto Romero e inicia a guerra civil, que durará 12 anos.
  • 1983 O piloto brasileiro Nelson Piquet conquista seu segundo título mundial de Fórmula 1.
  • 1987 Golpe de estado provoca a derrubada e o assassinato do marxista Thomas Sankara, presidente de Burkina Faso.
  • 1990 O líder soviético Mikhail Gorbatchov recebe o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para distensionar a Guerra Fria.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas