A profecia (falhada) da substituição energética

A profecia (falhada) da substituição energética

A edição do dia 14 de novembro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Juliano Bruni

Em 1924, um acadêmico da Sorbonne vaticinou a substituição enérgica "em pouco tempo" da gasolina pela água como combustível para o funcionamento dos automóveis. Um século depois, a profecia não se concretizou da maneira imaginada pelo cientista. Ao menos o advento dos carros elétricos — cuja fonte de energia provém, em parte, da ação das águas — serve para não desmentir por completo o estudioso francês

publicidade

“Tem-se repetido, sobretudo ultimamente, com as imposições do progresso, que impulsionou a fabricação febril dos automóveis, as pesquisas científicas para a descoberta de um sucedâneo da gasolina. Além dos pneus, das demais peças delicadas do aparelho automobilístico, o precioso óleo da nafta, indispensável à função do veículo, também está em toda a parte, por preço algo... salgado. Agora, porém, se não se trata de coisa imediata, ha já esta consolação: a água, simplesmente a água substituirá a gasolina. É a afirmação do professor Charles Henry, da Sorbonne, que a veiculou pelas colunas do ‘Le Matin’. E na sua exposição reforçou estar absolutamente seguro disso, acrescentando que — o único, que é todo o entrave — só resta encontrar um vegetal que, filtrando a água, permita a sua decomposição em gás explosivo, numa temperatura de cerca de 400 graus Farenheit. Rematou: ‘Pode ser que eu morra antes; porém, estou certo dentro de pouco tempo, os automóveis e as fábricas usarão água dos rios ou das chuvas, em vez de gasolina’. ‘Si non é vero...’”

Bebedouro publico

“Já foi entregue à serventia pública um bebedouro higiênico instalado pela Intendência Municipal à praça Senador Florêncio. [...] a água é distribuída por um raio circular, niquelado, que está assentado no interior de uma bacia também niquelada [...]. De modo que o líquido, indo à altura máxima do jato, ao regressar projeta-se na referida bacia, tendo daí saída por escoadouro próprio para o coletor de águas pluviais. Esses aparelhos, pela sua originalidade, não permitem se absorva a água diretamente do ralo. Daí a sua propriedade higiênica. [...]”

Campeonato Brasileiro

“Já foi iniciada a disputa do campeonato brasileiro de foot-ball, sob o patrocínio da Confederação Brasileira de Desportos. Segundo a tabela dos jogos, ultimamente publicada, o Rio Grande deverá jogar no dia 23 deste contra os paulistas. Sabemos mesmo que a Federação Rio Grandense inscreveu-se na disputa desse campeonato e daí o fato de ser este Estado incluído na tabela do referido campeonato. Até agora, porém, ao que nos consta, não foi tomada providencia alguma sobre a nossa representação, o que não é de admirar devido o estado letárgico en que se encontra a nossa entidade oficial que está em completo abandono devido à falta de direção. [...]”

Auxílio à pobreza alemã

“[...] publica o ‘Berliner Lokal Anzeiger’, de 3 de setembro último, a seguinte notícia: ‘A Sociedade Feminina Alemã distribuiu, ontem à noite, no ‘Kammersale’, grande quantidade de víveres brasileiros. Cerca de mil necessitados da população de Berlim, entre os quais elevado número de veteranos e órfãos da guerra, puderam ser contemplados fartamente. Com esta distribuição termina, temporariamente, a grandiosa ação de auxílio à pobreza alemã do brasileiro sr. coronel Gaelzer Netto. A distribuição das dádivas, que consistiam em víveres de toda a espécie, revestiu-se de caráter cordial. [...] Nas alocuções pronunciadas, refletiu-se a gratidão alemã para com o caridoso povo brasileiro. A expressão especial da gratidão do povo alemão manifestou-se com a execução do Hino Brasileiro, seguido pelo Hino Alemão. [...]’”

O dia 14 de novembro na história

  • 332 a.C. Alexandre, o Grande é coroado faraó do Egito.
  • 1680 O astrônomo alemão Gottfried Kirch faz a primeira descoberta de um cometa através de telescópio.
  • 1840 Nasce em Paris o pintor impressionista Claude Monet.
  • 1851 O romance “Moby Dick”, de Herman Melville, é publicado nos EUA.
  • 1921 Morre no exílio na França a princesa Isabel de Bragança e Orleans, filha do imperador Dom Pedro II e signatária da Lei Áurea que emancipou os escravos do Brasil.
  • 1922 A BBC inicia o serviço de rádio no Reino Unido.
  • 1940 A catedral gótica do século XIV de Coventry, Inglaterra, é quase completamente destruída por bombardeio alemão durante a Segunda Guerra.
  • 1941 Tropas nazistas matam cerca de nove mil residentes do gueto de Slonin, na Bielorrúsia.
  • 1973 Começa em Atenas o Levante da Escola Politécnica, manifestação estudantil contra a ditadura grega.
  • 1975 A Espanha abandona o território do Saara Ocidental, na África, após a assinatura dos Acordos de Madri.
  • 1982 O líder do movimento polonês Solidariedade, Lech Walesa, é libertado após 11 meses.
  • 2001 O grupo Aliança do Norte, colaboracionista à invasão americana, toma a capital afegã Cabul do Talibã.
  • 2008 A primeira reunião do G20 acontece em Washington, EUA.
  • 2012 Israel lança uma grande operação militar na Faixa de Gaza em resposta à escalada de ataques do Hamas.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895