A proibição de importação de gado no Brasil devido a peste bovina

A proibição de importação de gado no Brasil devido a peste bovina

Correio do Povo do dia 15 de abril de 1921, sexta-feira, noticiava:

A peste bovina em São Paulo trouxe prejuízos para a pecuária gaúcha

publicidade

A peste bovina em São Paulo

Os jornaes platinos, em seus ultimos numeros aqui chegados, inserem detalhadas e interessantes informações sobre o acto recente do Uruguay, prohibindo a importação de gado do Brasil em virtude da peste bovina que está grassando em S. Paulo. O “Diario del Plata”, de Montevidéo, publica os telegrammas da Sociedade Rural Brasileira e da Associação Rural de Bagé, em resposta a exhortação da Associação Rural do Uruguay ás principaes sociedades ruraes do sul do Brasil, no sentido de se circumscrever os fócos de infecção da peste. A Sociedade Rural Brasileira com séde em S. Paulo, respondeu ao governo uruguayo, informando que foram tomadas as mais rigorosas medidas, por parte das autoridades federaes e estaduaes para circumscrever os fócos de infecção da peste bovina, sacrificando os animaes contaminados e procedendo a incineração. 

DIVERSAS 

Um veterano do Paraguay - Julio Fernandes é o nome de um pobre velho que alquebrado pelo peso de seus 75 annos, appareceu ha poucos dias, nesta capital, cujas ruas percorre esmolando a caridade publica. Veio elle do Rio de Janeiro, aonde inultilmente trabalhou para ver se conseguia perceber o soldo a que tem direito como sargento veterano que é da campanha do Paraguay. Em 4 de agosto de 1920, requereu ao ministro da Guerra os beneficios inherentes ao seu passado. Assim, sem o minimo auxilio do governo, que vota os mais peccaminosos dos desprezos aos nossos veteranos, Julio Fernandes vive na mais angustiosa miseria, dormindo ao relento, mendigando a côdea que o governo lhe nega. Não seria um acto meritorio e patriotico se as sociedades de Tiro de Guerra 4 e 318, voltando um pouco as suas vistas para este velho servidor da Patria tão cheio de serviços á sua causa, lhe conseguissem um logar num dos asylos de mendicidade existentes nesta capital?

Centenario da morte de Dante Alighieri - A colonia italiana aqui domiciliada prepara-se para festejar, em setembro proximo, o centenario da morte do grande poeta Dante Alighieri. As festas realizar-se-ão sob o patrocinio do “Comitato Dante Alighieri”, do qual é presidente o sr. Carlos Lubisco. Por estes dias, começarão os trabalhos preparatorios destas commemorações. Será formada uma commissão que irá trabalhar para organisar este evento. 

TELEGRAMMAS

Os concertos do Centro Musical 

Carasinho, 14 - Esteve aqui, a grande orchestra do centro Musical dessa capital que deu hontem, no theatro Recreio, um concerto. O theatro estava repleto de assistentes, muitos delles vindos dos arredores, tendo sido os numeros muito applaudidos. A orchestra que obedece á regencia do maestro Luiz Piedrahy, seguiu, hoje, para Cruz Alta. 

A peste bovina em S. Paulo

Quarahy, 14 - O vice-consul uruguayo nesta cidade recebeu um telegramma, hontem, do Ministério das Relações Exteriores do Uruguay avisando-lhe que o seu governo permittiu o transito pelo territorio uruguayo de carnes congeladas e xarque de procedencia deste Estado. A Companhia Armour, do Livramento, depois de ter comprado as principaes invernadas do municipio, pagandp 500 rs. e ainda menos, o kilo, peso vivo, procura agora desfazer o negocio, allegando motivo de força maior e em, vista das medidas tomadas pelo governo uruguayo.

A peste bovina 

S. Paulo, 14 - Continúa a vigilancia, da parte dos poderes publicos, a respeito da peste bovina, cujo apparecimento aqui tanto alarme tem causado.

A grafia da época está
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de abril na história

1906 - Realização do primeiro Congresso Operário Brasileiro, no RJ, com 50 delegados, de maioria anarquista. 
1939 - Nasce a atriz Cláudia Cardinale. 
1940 - JK é nomeado prefeito de Belo Horizonte. 
1955 - Primeira Loja da McDonald’s é inaugurada nos Estados Unidos.
1980 - Morre o escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895