A reunião do Conselho Imperial

A reunião do Conselho Imperial

Correio do Povo do dia 4 de setembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Protestos contra o governo em Berlim.

publicidade

Aggrava-se o dissidio entre o governo do Reich e da Baviera

Berlim, 2 - Durante a reunião do Conselho Imperial, á qual assistiu a mesa do Reichstag, estabeleceu-se, no correr das discussões acaloradas troca de palavras entre varios ministros e os representantes bavaros. Estes protestaram contra o procedimento do governo central com verdadeiro espanto. O ministro Grandnauer, do Interior, respondeu procurando explicar as referidas medidas se tinham tornado indispensaveis para a segurança do Estado e tranquilidade da nação. A proposito da prohibição da publicação dos jornaes “Wiebucher Anzeiger” e “Deutsche Volksreicher”, os mesmos continuam a circular em Munich. Os exemplares foram levados em automovel sendo vendidos em profusão.

DIVERSAS

O centenario da morte de Dante Alighieri - Hoje, ás 14 horas, no salão da Confeitaria Rocco, haverá uma reunião da commissão de convites do comitato dirigente das commemorações do 6º centenario da morte de Dante Alighieri. será nomeada a commissão de recepção. Na primeira das commemorações ao grande poeta a se effectuar quinta-feira, prestará, tambem, o seu concurso o nosso collega De Souza Junior. No dia 14 do corrente, o joven Julio Mottin recitará a ode “In morte di Dante”.

Comité cearense - Hoje, ás 14 horas, na séde da “Associação Rio Grandense de Imprensa” haverá uma reunião do “Comite Cearense”, afim de serem tratados varios assumptos. Entre estes constará o de se promover uma manifestação de sympathia ao dr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica, por motivo do discurso pronunciado por s. ex em S. Paulo, encarando o problema do nordeste, como uma questão nacional.

TELEGRAMMAS

Novo jornal

Estrella, 3 - No dia 7 de setembro, apparecerá aqui um novo jornal sob o titulo de “O Paladino’, substituindo o “Estrellense”. A nova folha apparecerá sob a direcção do sr. Antonio Cardoso.

Inauguração de retratos

Caxias, 3 - Serão inaugurados, hoje, na sala de honra da Associação Commercial desta cidade, os retratos dos seus extinctos consocios Hercules Galló, Mansueto Pezzi e Pedro Eberle. O acto se revestirá de solemnidade.

A Guanabara açoitada pela resaca

Rio, 2 - Os jornaes vem repletos de photographias dos estragos causados pela resaca, os quaes são superiores a resaca anterior. Desappareceram completamente os trabalhos de reparações ultimamente feitos. Os pontos attingidos apresentam aspecto desolador. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de setembro na história

1861 - “A noite do Castelo”, primeira ópera de Carlos Gomes, estreia no Rio de Janeiro. 
1930 - A capital da Paraíba passa a se chamar João Pessoa.
1950 - Primeira publicação do quadrinho “Recruta Zero”.
1976 - Estreia do filme “Xica da Silva’.
1995 - Morre o ator Paulo Gracindo.

O dia 5 de setembro na história

1928 - A penicilina é descoberta por Alexander Fleming. 
1965 - Fundação do Museu da Imagem e do Som. 
1972 - Atentado contra atletas israelenses na Olímpíada de Munique causa 17 mortes. 
1985 - Retorna ao Brasil o último exilado, Teodomiro dos Santos. 
1997 - Morre Madre Tereza de Calcutá.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895