“Contrariamente ao que anunciaram alguns jornais, de que as perdas francesas, desde o início da insurreição da Síria, se elevaram a seis mil homens, o sr. Painlevé, presidente do gabinete, comunica que o total dessas perdas se eleva apenas a quinhentos e oitenta e cinco, entre mortos e desaparecidos, dos quais menos da metade de nacionalidade francesa. O total de seis mil homens representa o número de mortos e desaparecidos desde 1920. Segundo o mesmo comunicado, a notícia estrangeira, pretendendo que a coluna do general Gamelin tivesse perdido três mil homens para conseguir entrar em Damasco, é absolutamente infundada.”
“Um novo telegrama do general Sarrail desmente que os franceses tenham tido qualquer preferência pelos nacionais ou de outros países quanto aos avisos sobre o bombardeio de Damasco.”
“Os correspondentes do ‘Daily Mail’ no Cairo e em Damasco dizem que um jornal de Omram anuncia terem chegado a Beirute 15.000 soldados franceses que vão reforçar as tropas na Síria. As autoridades não permitem que ninguém deixe Damasco, exceto os estrangeiros, mulheres e crianças. Desde o dia 20 do corrente já saíram da cidade mais de 15.000 pessoas.”
“O correspondente do jornal ‘Evening News’ na cidade de Haifa, na Síria, comunica que prevalece, na região situada ao norte de Damasco, o regime de plena revolução, não existindo ali a menor garantia. Os fios telefônicos foram cortados e os automóveis que passam dentro de um círculo de dez milhas em torno da cidade são detidos e os passageiros pilhados e roubados. Os franceses exigiram dos insurretos que entregassem três mil carabinas.”
“A comissão dos mandatos da Liga das Nações tem recebido protestos da Síria relativos à administração francesa naquela região. Depois de ter tomado conhecimento dessas reclamações, a comissão pediu à França explicações a respeito das mesmas, as quais deverão ser dadas durante a sessão especial que se realizará em fevereiro de 1926, data em que serão estudadas as questões da Síria. [...]”
A Grande Revolta Síria foi um levante contra a ocupação ocasionada pelo Mandato Francês da Síria — a rigor, um estado colonial determinado pela Liga das Nações após a Primeira Guerra Mundial para a divisão do Império Otomano entre as potências ocidentais. Inicialmente, a rebelião mobilizou os drusos do sul, que foram seguidos na sequência por diversas facções sunitas e xiitas do país. O conflito durou de 1925 a 1927.
_
Eleições conturbadas
“A censura oficial tornou difícil, quase impossível, transmitir as impressões dos primeiros momentos a respeito da grave situação, como consequência da greve decretada pelos dirigentes da candidatura do sr. Salas. Desde o seu início até o momento presente, tem sido difícil precisar exatamente, a fundo, a situação crítica que se apresentou no Chile, justamente quando as eleições de sábado acabavam de proclamar presidente da República o homem para o qual convergiam todos os partidos e a quem tocava restabelecer o império da legalidade, depois do desagradável período por que passou o país, cujas características foram as revoluções e contra revoluções, principalmente pela indiscutível influência de certos elementos militares.”
As eleições presidenciais de 1925 foram as primeiras na história do Chile e terminaram com a vitória de Emiliano Figueroa, com 72% dos votos. Partidários do candidato derrotado, José Santos Salas, de esquerda, contestaram o resultado.
_
Limites municipais
“Trata-se de demonstrar os limites entre os municípios de Triunfo e de Taquari. O assunto foi submetido à apreciação do governo do Estado, que requisitou à Secretaria das Obras Públicas a designação de um engenheiro para executar esse serviço. Para realizá-lo, foi designado o dr. Manoel Borges da Fonseca, 1º condutor daquela repartição, e que hoje seguirá para os municípios referidos na missão que lhe foi confiada.”
Primeiras edições
Da edição de 2 de novembro de 1895, sábado, n. 29
Canal russo
“O governo russo está estudando os planos de um canal entre o mar Báltico e o mar Negro. O canal começará em Riga [atual capital da Letônia] e terminará em Kherson, margens do Dnieper [na atual Ucrânia invadida pelos russos]. Terá 1.600 quilômetros de extensão e custará 50 mil contos. A sua construção durará 15 anos. Será iluminado à luz elétrica.”
_
Questão da Trindade
“Telegramas de Londres dizem estar celebrado convênio reconhecendo o direito que tem o Brasil sobre a ilha da Trindade.”
“O ‘Truth’, de Londres, publicou um artigo advogando os interesses do Brasil na questão da Trindade.”
_
Novo hotel
“Foi anteontem festivamente inaugurado o Hotel Central, importante estabelecimento que o sr. Joaquim Maria da Cruz acaba de fundar à rua General Andrade Neves, ns. 5 e 7. A inauguração teve lugar às 6 horas da tarde, com a presença de grande número de pessoas, sendo por essa ocasião queimados muitos foguetes e fazendo-se ouvir uma banda de música militar. O Hotel Central está montado a capricho em um vasto prédio que passou, para isso, por todas as transformações necessárias. E conseguiu o sr. Cruz fundar um estabelecimento de primeira ordem, digno da frequência pública. Os dormitórios são espaçosos, as salas do refeitório são excelentes, e a cozinha está perfeitamente montada. O asseio da casa, no que diz respeito a paredes, portas, etc., é completo, havendo mesmo compartimentos preparados com muita elegância. Os móveis que mobiliam o prédio são todos novos e modernos. No pavimento inferior, há também dois bons bilhares. Além de tudo isso, o Hotel Central tem como seu proprietário e diretor o sr. Joaquim Cruz, com longa prática de tal ramo de negócio e já muito relacionado nesta capital e na campanha. O novo estabelecimento está, pois, em condições de se impor às preferências do público.”
_
* O Correio do Povo observou o feriado de finados e não circulou no domingo, dia 3 de novembro de 1895, além da segunda-feira seguinte, como tradicionalmente ocorria.
_
O dia 3 de novembro na história
- 1333 O rio Arno alaga a cidade de Florença, causando grandes danos.
- 1615 Os portugueses concluem a expulsão dos franceses do Maranhão.
- 1881 Começa o levante Mapuche no centro-sul do Chile contra a ocupação da Araucanía pelo exército da república.
- 1898 A França se retira do sul do Sudão, encerrando o Incidente de Fashoda, quando a o choque com a ocupação imperialista britânica quase ocasionou uma guerra.
- 1901 Nasce em Paris o escritor, teórico da arte, ministro da cultura e membro da Resistência francesa André Malraux.
- 1903 O Panamá se separa da Colômbia com o incentivo dos EUA.
- 1907 Fundado no centro do Rio o hospital Souza Aguiar, considerado o maior pronto-socorro da América Latina.
- 1918 A Revolução Alemã começa com a tomada do porto de Kiel por cerca de 40 mil marinheiros.
- 1930 Getúlio Vargas se torna o Chefe do Governo Provisório após o golpe de 24 de Outubro.
- 1931 Nasce em Roma a atriz italiana Monica Vitti.
- 1936 Franklin D. Roosevelt é eleito presidente dos EUA com mais de 60% do voto popular.
- 1945 Nasce em Nördlingen o jogador Gerd Müller, atacante histórico do Bayer de Munique e da seleção alemã.
- 1949 Morre em Nova Iorque o empresário e filantropo americano Solomon Guggenheim, fundador do museu homônimo.
- 1954 Morre em Nice o artista visual francês Henri Matisse.
- 1956 Durante a Crise de Suez, as Forças de Defesa de Israel massacram 275 palestinos na cidade de Khan Yunis e no campo de refugiados vizinho, na Faixa de Gaza.
- 1956 Novo governo é formado na Hungria durante a Revolução Húngara contra as autoridades comunistas.
- 1957 A URSS lança o Sputnik 2 e coloca em órbita o primeiro animal, a cadela Laika.
- 1957 Morre na Pensilvânia o psicanalista austríaco Wilhelm Reich.
- 1964 O democrata Lyndon Johnson é eleito presidente americano com 61% dos votos.
- 1978 O país insular de Dominica obtém sua independência do Reino Unido.
- 1979 Cinco membros do Partido Comunista dos Trabalhadores dos EUA são assassinados e outros 7 são feridos por integrantes da Ku Klux Klan e neonazistas em Greensboro, Carolina do Norte.
- 1986 A revista libanesa Ash-Shiraa noticia que os EUA venderam secretamente armas para o Irã a fim de garantir a libertação de 7 reféns americanos e financiar o grupo rebelde Contras da Nicarágua.
- 1986 Os Estados Federados da Micronésia e as Ilhas Marshall obtêm independência dos EUA.
- 1988 Mercenários tâmeis do Sri Lanka tentam derrubar o governo das Maldivas; a pedido do presidente do país, as Forças Militares da Índia sufocam o golpe.
- 1992 O democrata Bill Clinton vence o republicano George W. Bush com 43% contra 37,5% dos votos e se torna presidente dos EUA.
- 1998 Morre em Los Angeles o cartunista e escritor Bob Kane, um dos criadores do personagem Batman.
- 2014 One World Trade Center é oficialmente inaugurado em Nova Iorque, substituindo as Torres Gêmeas derrubadas nos ataques de 11 de setembro de 2001.
- 2020 Ocorre a votação para a eleição presidencial americana entre Donald Trump e Joe Biden; o resultado será conhecido apenas 4 dias depois.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
