A revolução da Bulgária em 1923
Correio do Povo do dia 14 de junho de 1923, quinta-feira, noticiava:
publicidade
A revolução na Bulgaria
Londres, 13 - Noticias recebidas de Sofia dizem que o sr. Stambulisky ainda está em liberdade e marcha neste momento, á frente de 20.000 homens, em direcção à capital. Accrescentam as mesmas informações que tambem correm boatos de importantes levantes de camponezes em varias regiões.
Sofia, 12 - O governo revolucionario lançou um manifesto em que, depois de insistir nos abusos e nas corrupções praticadas pelo gabinete Stambulinsky, annuncia a intenção de manter a paz e respeitar a dignidade das grandes potencias e dos paizes vizinhos, concluindo por affirmar que tratará de executar, com toda lealdade, o tratado de Neuilly e que manterá o paiz alheio a qualquer especie de aventuras.;
DIVERSAS
A importação do bacalhau - Um dos maiores consumidores de bacalhau é o Brasil, que o continuará a importar em vintenas de toneladas por muito tempo ainda, salvo se o problema da pesca e regulamentação dessa industria entrarem no terreno pratico em breve tempo, provando que é possivel dispensar dois terços da importação de bacalhau e abastecermo-nos de peixe tão bom como esse ficando uma dezena de milhar de contos, pelo menos por anno em nossa economia.
Exposição Leopoldo Gotuzzo - “Mar agitado, á tarde” e Nú” - são os titulos de mais dois quadros hontem vendidos, da esplendida collecção de Leopoldo Gottuzzo. O primeiro foi adquirido pelo sr. Manlio Agrifoglio, e o segundo pelo sr. Luiz Alves de Castro. Avulta, assim, dia a dia, o numero dos trabalhos vendidos, confirmando o pleno exito da exposição do brilhante artista patricio.
Objectos perdidos - O sr. Bonifacio Pimentel depositou em nosso escriptorio uma medalha encontrada á rua Duque de Caxias. Entregamos: um pregador, ao sr. José Antunes; um livro de direito, ao sr. Francisco Lamas; uma peça de automovel, ao sr. Carlos Silveira Santos.
Laranja monstro - Acha-se exposta em nossa vitrina uma bella laranja pesando mais de 1 kilo, e colhida na chacara do sr. Luiz Vitale, na Tristeza.
TELEGRAMMAS
Trafego Ferroviario
Interrompido
Bagé, 12 - Na madrugada de hontem, foram dynamitadas uma ponte metallica de cincoenta metros de extensão no kilometro, 449, entre Cerro Chato e o desvio Herval, no logar denominado Caracha; outra de arco de alvenaria, no kilometro 463, sendo levantados seiscentos metros de trilhos entre essa situação e o desvio da Cruz. Segundo informações aqui recebidas, esses actos foram praticados pelos revolucionarios ao mando de Antero Pedroso e Zéca Netto, que se acham naquellas proximidades. Em virtude disso, não veiu hontem o trem do littoral, tendo regressado de Cerro Chato a esta cidade o trem de passageiros que daqui partira pela manhã para o Rio Grande. De hoje em deante, ate segunda ordem, os trens de passageiros correrão somente até Cerro Chato. Consta aqui que as forças governistas do dr. Flôres da Cunha levantaram acampamento de Livramento seguindo em direcção a Alegrete. As forças revolucionarias estão acampadas no Passo das Pedras, em Bagé.
A grafia da época está
preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 14 de junho na história
1901 - Início de um quebra-quebra que dura seis dias , destrói 26 veículos e derruba o aumento das tarifas de bondes no Rio de Janeiro.
1920 - Morre o filósofo alemão Max Weber.
1923 - Adultério masculino passa a ser motivo de divórcio na Inglaterra.
1962 - Lançamento das sandálias Havaianas.
1986 - Morre o escritor argentino Jorge Luís Borges.