A situação européa

A situação européa

Correio do Povo do dia 15 de abril de 1924, terça-feira, noticiava:

Correio do Povo

Principais capitais europeias, como Paris, analisavam a situação na Alemanha

publicidade

PARIS, 11 — A commissão de reparações acaba de decidir, por unanimidade, de que os relatorios apresentados pelas commissões de peritos offerecem uma base pratica para a solução das questões das reparações.

BERLIM, 11 — O gabinete do Reich examinou, hontem, apenas muito superficialmente o relatorio dos peritos. Nos circulos officiaes opina-se ser necessario esperar a decisão da commissão de reparações para ver como e de que maneira a commissão consultará a Allemanha.

BERLIM, 11 — O gabinete tenciona prosseguir hoje no exame dos relatorios dos peritos acerca da capacidade de pagamento da Allemanha.

DIVERSAS

A viavem do navio-exposião “Italia” — Hontem, o ser. Julio Bozano regente do consulado da Italia, recebeu um telegramma do embaixador desse paiz, no Rio de Janeiro, comunicando-lhe que o navio-exposição “Italia”chegará ao Rio Grande no dia 26 do corrente, pela manhã. O comitado desta capital pró-homenagens aos tripulantes daquelle vaso de guerra da nação amiga, está se reunindo, diariamente, ultimando os preparativos, afim de que elles tenham, em nosso Estado, o mais condigno acolhimento.

O cambio — O mercado cambial funccionou, hontem, com pouco movimento de negocios. Pela manhã, abriu com a taxa de 6 17/32, que mais tarde desceu para 6 17/32. Com esta ultima taxa fechou o mercado, em condições fracas.

Fusão de companhias de navegação — Noticiamos, ha dias, que o sr. Henrique Lage, director da Companhia de Navegação Costeira, adquirira a maior parte das acções da Companhia de Navegação Lloyd Nacional. Agora, segundo corre com insistencia nas rodas comerciaes desta capital, trata-se de fazer a fuzão dessas duas emprezas.

Aumento de fretes — A partir de hoje em diante, as companhias de navegação que exploram o transporte de cargas daqui para os portos do norte, farão entrar em vigor a nova tabella de fretes que acabam de ser augmentados de 30 %.

TELEGRAMMAS

Estadoal

Nova pharmacia

S. VICENTE, 13 — Inaugurou-se hoje, ás 20 horas, a pharmacia Humanitaria, de propriedade da senhoria Maria Almeida. Ao acto, que foi festivo, compareceram muitos cavalheiros e exmas. familias. O novo estabelecimento está bem montado, achando-se o laboratorio a cargo do pharmaceutico Francelino Rocha.

Viajantes

RIO PARDO, 13 — Seguiu hoje para ahi, com sua exma. familia, o sr. Franco Rodrigues Ferreira Filho, gerente da filial do Banco Pelotense aqui e que foi transferido para a filial dahi. Os viajantes tiveram concorrido botafóra.

Fallecimento

PELOTAS, 14 — Falleceu o ex-industrial sr. Aurelio Dias. O extinto era casado com a professora exma. sra. d. Diva da Silva Dias.

Gatunos em ação

RIO GRANDE, 14 — Os gatunos continuam em suas proezas , tendo hontem “batido” nas casas Feddersen, Thomsen e Cia. e Anella e Lorea. Da primeira roubaram mercadorias no valor de 900$000 e na segunda tentaram, em vão, arrombar o cofre.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de abril na história

1894 - Trabalhadores que preparavam o 1° de maio foram presos em SP.

1906 - Realizado no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso Operário Brasileiro com 50 delegados e de maioria anarquista.

1964 - Castelo Branco, um dos líderes do golpe militar, toma posse imediata como presidente após eleição pelo Congresso, com base no AI-1, por 361 votos a favor, 72 abstenções e 37 ausências.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895