“Em meio das mais negras perspectivas de novas guerras — apesar da tão recente e doce miragem de Locarno — que ameaçam a paz do mundo, Marconi, com a sua austeridade e a sua notabilidade de inventor, prediz serenamente o fim definitivo dessas tremendas catástrofes humanas. Será possível que a infernal máquina, que tanto tem custado à humanidade, esteja ameaçada de ser irremediavelmente postergada? Marconi afirma, e afirma com a sua notoriedade de célebre inventor, que a telegrafia e a telefonia sem fios, juntadas à ‘televisão’, virão a tornar impossível qualquer luta armada. E acrescenta: ‘Um inimigo que não é visto pode crer-se em segurança; mas, quando se possa saber onde ele se esconde, tornar-se-á fácil de se o evitar’. Incontestavelmente, o progresso, como a língua de Esopo, é a melhor e a pior coisa que existe. A guerra tenderá a desaparecer, não porque os homens se resolvam, afinal, a viver em harmonia, mas sim porque a ‘televisão’ a tornará inútil e impossível! Não se conhece até agora o verdadeiro e real poder da ‘televisão’, como o famoso inventor a interpreta. Pelo menos nada de positivo chegou até estas bandas. Mas, por uma ou por outra, a humanidade deve afinal rejubilar pelo próximo aniquilamento da guerra, que Marconi convictamente prediz, e bendizer o notável inventor como o maior apóstolo da paz e da tranquilidade das nações... a despeito das imprecações de armamentistas inveterados.”
O engenheiro, político e aristocrata italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) é considerado o inventor do rádio, tendo criado o sistema de telégrafo sem fio que utilizava-se de emissão de ondas. Na década de 1920, a televisão (sistema de transmissão de imagem e som) estava ainda em sua forma experimental. Em 1926, o engenheiro elétrico e inventor escocês John Logie Baird realizou a primeira demonstração do funcionamento da televisão.
_
Caldas Junior
“De dolorosa recordação foi o dia de ontem para todos os que trabalham nesta casa. Há treze anos, começamos a sentir a falta, para sempre irreparável, de Caldas Junior, fundador do ‘Correio do Povo’. E desde que sua falta se acentua através do tempo — mormente quando esta folha se conserva em franca prosperidade —, é cada vez maior o culto que lhe prestamos, na certeza de que seu espírito nos guia, de que, com o preito a seu nome, mantemos as tradições deste jornal. No cemitério, todos os anos, como ainda ontem aconteceu, uma comissão de funcionários desta folha depositou flores sobre o túmulo do grande jornalista, numa homenagem que sempre e religiosamente lhe devemos, jamais esquecidos da data em que foi registrada sua morte, que é a mais triste efeméride do ‘Correio do Povo’. A mesma comissão de funcionários desta folha e que foi ontem ao cemitério também depositou flores na herma que, na praça 15 de Novembro, perpetua a memória de Caldas Junior.”
_
Calcutá
“Dizem de Calcutá [na Índia Britânica] que a morte de um trabalhador indígena, atribuída à agressão de um europeu, está causando grande agitação no meio dos operários. Estes decretaram a greve geral como protesto. A situação é gravíssima. Alguns estrangeiros foram atacados pela polícia, de arma embalada, que percorre as ruas.”
. . . . . . . . . . . . . . .
O dia 10 de abril na história
- 1545 Os espanhóis fundam um assentamento no território da atual cidade de Potosí, na Bolívia, após a descoberta de imensos depósitos de prata na região.
- 1896 A maratona da primeira Olimpíada da era moderna é vencida pelo atleta grego Spyridon Louis.
- 1912 O Titanic zarpa de Southampton, na Inglaterra, para sua primeira e única viagem.
- 1919 O líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata, sofre emboscada e é morto pelas forças do governo em Morelos.
- 1925 Publicada em Nova Iorque a primeira edição de “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald.
- 1931 Morre em Nova Iorque o escritor libanês-americano Gibran Khalil Gibran.
- 1932 Nasce em Alexandria o ator egípcio Omar Sharif.
- 1935 Fundado em Caxias do Sul (como Grêmio Esportivo Flamengo) a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul.
- 1941 Fundada pelos países do Eixo o Estado Independente da Croácia, estado-fantoche da Alemanha nazista e da Itália fascista.
- 1963 O submarino nuclear americano Thresher afunda e 129 marinheiros morrem na costa dos EUA.
- 1970 Paul McCartney anuncia a sua saída dos Beatles.
- 1973 Nasce em Garça, interior Paulista o ex-jogador Roberto Carlos, considerado um dos maiores laterais-esquerdos da história.
- 1979 Morre em Roma o compositor, pianista, maestro e acadêmico italiano Nino Rota, famoso pelas trilhas sonoras de filmes de Fellini e Coppola.
- 1998 Assinado o Acordo de Belfast entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, encerrando os conflitos conhecidos como “The Troubles” entre unionistas e nacionalistas na Irlanda do Norte.
- 2019 Cientistas do projeto Telescópio Event Horizon anunciam a primeira imagem de um buraco negro, localizado na galáxia M87.
- 2024 Morre em Las Vegas o ex-jogador de futebol americano e ator O. J. Simpson, acusado de assassinato da ex-esposa e um amigo.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
